Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Laboratórios do Senai serão abertos para projetos inovadores

Publicado em 16/06/2014

 

clique para ampliar>clique para ampliarNa fase piloto, serão selecionados 20 projetos, por meio de edital, orçados em até R$ 50 mil cada um. (Foto: Divulgação)

Empreendedores com boas ideias poderão se candidatar para desenvolver projetos inovadores em laboratórios do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) a partir do segundo semestre deste ano, com o programa Laboratório Aberto. Na fase piloto, serão selecionados 20 projetos, por meio de edital, orçados em até R$ 50 mil cada um. Os empreendedores poderão usar os laboratórios por até dois meses, sem custo.

Será oferecida a estrutura da instituição para a prototipagem de produtos, etapa fundamental em processos de inovação, que dá forma à ideia desenhada na prancheta. No primeiro momento, a rede contará com dez laboratórios localizados no Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

Atualmente, no Brasil, o empreendedor que quer investir em inovação precisa contar com a boa vontade de laboratórios de universidades, centros de pesquisa e ensino, ou adquirir equipamentos necessários e contratar os profissionais – um processo mais caro e burocrático, que implica em endividamento e diminui as chances de sucesso.

“O projeto do Laboratório Aberto vai permitir os selecionados usar a estrutura dessa rede, com apoio dos nossos profissionais, com liberdade para criar e experimentar até que o produto e o modelo de negócio estejam maduros para enfrentar o mercado”, explicou Jefferson Gomes, gerente executivo da Unidade de Tecnologia Industrial do Senai.


Fonte: Agência Gestão CT&I, com informações do Porta da Inovação

Deixe seu comentário

Site Seu blog ou página pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
2. São um espaço para troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.

 Aceito receber comunicação da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube