Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Monsanto marca presença no Fórum Coop 2012

Publicado em 27/11/2012

Luciano Fonseca, Gerente de Segurança de Produtos da Monsanto, apresentou no Fórum as biotecnologias disponíveis para aumentar a produtividade agrícola
clique para ampliar clique para ampliarGerente de Segurança e Produtos da Monsanto, Luciano Fonseca, discorreu sobre os avanços da Biotecnologia (Foto: Sistema Ocepar)

O Fórum Coop 2012 reuniu cerca de 550 lideranças para discutir as necessidades do sistema cooperativista, nos dias 22 a 24 de novembro, em Carambeí (PR), cidade onde surgiu a primeira cooperativa de produção no país, a Batavo. A programação do evento contou com a palestra do Luciano B. Fonseca, Gerente de Segurança de Produtos da Monsanto, que representou o Diretor de Regulamentação Geraldo Berger.

Luciano Fonseca em sua apresentação falou das biotecnologias disponíveis para aumentar a produtividade agrícola. No Brasil, no de 2011, 6 novos eventos da Monsanto foram aprovados, resultado de investimentos em pesquisa, aumento das parcerias público-privadas e maior participação da Embrapa. “As aprovações ganham ritmo no Brasil, recuperando o atraso de 1990. O tempo reduziu significativamente para análise dos protocolos, mesmo que o número de pedidos à CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) tenham aumentado”, comentou Luciano.

Segundo o representante da Monsanto, entre os desafios da biotecnologia nos próximos anos estão o acesso dos produtores e empresas a novas e aperfeiçoadas tecnologias, uma iniciativa política e uma regulamentação apropriada e eficiente. Luciano enfatizou que  a Monsanto é uma empresa líder mundial na produção de sementes e pioneira no desenvolvimento de tecnologias devido às trocas globais de informações, às descobertas dentro e fora dos laboratórios da companhia, por possuir modernos equipamentos de alta tecnologia e pelas colaborações e parcerias no mundo inteiro. “A Monsanto apresenta mais de 1.500 parcerias com universidades e outras empresas”, reiterou Luciano.

“Entre 2005 e 2012 foram aprovados 8 produtos individuais e 8 produtos combinados, que são lançados no mercado após atender todas as exigências da CTNBio”, explicou Luciano. Luciano comentou que o custo para a Monsanto lançar um novo produto de biotecnologia no mercado é de no mínimo 200 milhões de dólares, sendo necessários pelos menos 5 anos de pesquisa  para a geração da nova tecnologia. É um processo oneroso e demorado.

Luciano ainda falou das tecnologias de futuro da Monsanto, como o produto “Intacta RR2 PROTM”, que lidera o caminho de inovações da soja. Este produto apresenta inserção de genes que garantem alta produtividade.

Fórum – O Fórum Coop ocorreu na cidade considerada o berço do cooperativismo no Brasil, Carambeí. O evento faz parte do calendário oficial da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e do Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar). O ano de 2012 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como sendo o Ano Internacional das Cooperativas com o intuito de que o tema fosse discutido em todos os países como uma solução sustentável para o desenvolvimento econômico mundial.

Informações de Rota Estratégica do Setor de Biotecnologia Animal

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube