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Publicado em 01/05/2012
A Korin Alimentos e o grupo JD, proprietário de uma fazenda de pecuária extensiva no Mato Grosso, firmaram parceria para colocar no mercado nacional a carne de suínos criados ao ar livre. Para os empresários envolvidos na iniciativa, o modelo conhecido por Siscal (Sistema Intensivo de Suínos Criados ao Ar Livre), ainda pouco utilizado, tem potencial para crescer no mercado brasileiro - com as demandas pelo bem-estar animal.
Os suínos são criados livremente e com alimentação acrescida com pastagens verdes além de ervas diversas o que garante que sejam saudáveis e livres do estresse causado pelo confinamento da criação convencional.
"A proposta da Korin é transmitir tranquilidade ao consumidor pelo nosso modelo de criação animal já estabelecido na criação de frango e estimular o consumo da carne suína", afirma Luis Demattê Filho, médico veterinário, mestre em Nutrição Animal pela UNESP, especialista em Gestão do Agronegócio pela FGV, doutorando em Ecologia Aplicada pela ESALQ/USP e gerente industrial da Korin Agropecuária.
A carne suína produzida no Siscal apresenta valor até 30% superior ao do produto convencional, de acordo com o presidente do grupo JD, Arnaldo Eijsink. Isso porque os animais passam a vida ao ar livre, entre os piquetes de um pasto, e recebem tratamento sanitário especial, com hortaliças medicinais e homeopatia para debelar doenças. O preço do quilo varia entre R$ 2,20 e R$ 2,30, ante o valor médio de R$ 1,80 para o suíno de confinamento.
O grupo JD se apresenta como a primeira empresa brasileira a receber o selo de "bem-estar animal" da certificadora francesa, com filial em Santa Catarina, Ecocert.
Informações de Revista Fator e Suinocultura Industrial.
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