Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Gene especial emagrece, previne câncer e aumenta a longevidade

Publicado em 10/03/2012

" Ratos com uma dose extra de um gene anti-câncer ficaram conhecidos por perder peso, mesmo que seus apetites aumentassem. De acordo com o relatório da pesquisa, os animais também viveram ..."
clique para ampliar clique para ampliar Fonte: Science Daily

Ratos com uma dose extra de um gene anti-câncer ficaram conhecidos por perder peso, mesmo que seus apetites aumentassem. De acordo com o relatório da pesquisa, os animais também viveram por mais tempo. Um dos segredos dos animais para a juventude era a gordura marrom hiperativa, que queima energia ao invés de armazená-la.

Os cientistas apontam para novas estratégias terapêuticas que visam aumentar a gordura marrom e combater o envelhecimento. Neste caso, os pesquisadores estudaram um supressor de tumor comumente em falta em cânceres humanos. Os ratos com uma cópia extra do gene, conhecido como PTEN, não têm câncer. Esses camundongos também são mais magros, mesmo que comam mais do que os ratos do grupo de controle. Isso sugere que os animais experimentam algum tipo de desequilíbrio no metabolismo, que pode ser um benefício.

Proteção contra o câncer à parte, os animais viveram mais tempo do que o habitual. Eles também eram menos propensos à resistência à insulina e tinham menos gordura no fígado. Esses benefícios parecem remontar ao fato de que esses ratos PTEN estavam queimando mais calorias graças à gordura marrom hiperativa. Estudos isolados em células de gordura marrom confirmaram que o gene PTEN aumenta a atividade dessas células, além de facilitar a formação de gordura marrom no organismo.

Os cientistas também descobriram um pequeno complexo inibidor que imita os efeitos da PTEN, dando esperanças em desenvolver um fármaco que possa fazer por nós o que o gene PTEN adicional faz para os ratos.

O gene PTEN

O gene PTEN é um supressor de tumor, localizado no cromossomo 10. Codifica uma fosfatase citoplasmática que defosforila o segundo mensageiro PIP3, inibindo a proteina-quinase AKT, responsável pela transdução de sinais de sobrevivência e proliferação celular e inibição de apoptose.

Com informações de HypeScience.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube