Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

União Europeia destina 55 bilhões de Euros para financiar a inovação

Publicado em 09/03/2012

" O Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), por meio do Senai, em parceria com a Inventta Inteligência em Inovação, trouxe ao evento Café com fomento , realizado em Curitiba n ..."
clique para ampliar clique para ampliar Representante do FP7 no Brasil esteve na Fiep para anunciar 55 bilhões de euros destinados à inovação (Foto: Gilson Abreu)

O Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), por meio do Senai, em parceria com a Inventta Inteligência em Inovação, trouxe ao evento Café com fomento, realizado em Curitiba nesta quinta-feira (08/03), o responsável pela área de cooperação internacional do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Paulo César Egler.

A visita foi para apresentar aos empresários paranaenses, o Sétimo Programa-Quadro (FP7), o principal instrumento de fomento da Comunidade Europeia para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Até 2020 o programa pretende investir €55 bilhões para financiar projetos de organizações dentro e fora da Europa.

No Brasil, o IBICIT, órgão ligado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), criou, em 2005, o programa B.Bice (Bureau Brasileiro para a Ampliação da Cooperação Internacional com a União Europeia) com o objetivo de melhorar a cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) entre o Brasil e os países da União Europeia. Desde a criação do B.Bice, o Brasil já aprovou 186 projetos de 262 instituições participantes. Colocando o país entre os cinco - fora da Zona do Euro - com maior número de projetos e recursos captados, de uma lista encabeçada pelos Estados Unidos.

Para a consultora da Inventta Inteligência em inovação, Manoela Soares, as empresas brasileiras têm uma atitude reativa em relação aos editais de fomento para inovação. "A maioria das empresas brasileiras não planejam a busca por recursos", alerta. "As empresas esperam a publicação do edital para começar a escrever o projeto. O problema é que o período entre a abertura e a data limite para apresentação de projetos é curta, em média dois meses, por isso é grande o número de projetos reprovados ou não entregues".

Fiep monitora recursos para inovação

Percebendo o crescente número de editais públicos e, também, o interesse de fundos privados de recursos destinados ao financiamento de projetos inovadores, a Fiep criou, em 2010, o Núcleo de Capital Inovador (NCI). Formado por uma equipe técnica especializada na captação de recursos, o NCI monitora as oportunidades de recursos públicos e privados dentro e fora do Brasil, além de ajudar os empresários do setor produtivo paranaense na elaboração de projetos, na capacitação para a aplicação dos recursos captados e na identificação de oportunidades para diferentes fundos de investimento. Para saber mais sobre as ações do NCI acesse www.capitalinovador.org.br.

Com informações da Agência Fiep.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube