Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Criadores preservam ovelhas Nambi ameaçadas de extinção

Publicado em 19/01/2012

" Dois criadores de ovinos da raça Nambi estão conservando um núcleo que está localizado na microrregião do Cariri. Existe apenas um pequeno grupamento da raça espalhados em rebanhos pelo ..."
clique para ampliar clique para ampliar Ovino da Raça Nambi. Fonte: Diário do Nordeste

Dois criadores de ovinos da raça Nambi estão conservando um núcleo que está localizado na microrregião do Cariri. Existe apenas um pequeno grupamento da raça espalhados em rebanhos pelo Nordeste e ainda sem a devida valorização, pois os criadores desconhecem o patrimônio genético presente nos animais.

O que os criadores caririenses pretendem é aumentar o núcleo de animais existente para evitar a consanguinidade e formar novos rebanhos a serem repassados a outros criadores interessados em preservar a raça, que é tipicamente nordestina.

Os ovinos dessa classe são deslanados, extremamente rústicos e prolíferos e apresentam como característica principal a ausência de orelhas ou tamanho reduzido delas. Eles são capazes de encontrar alimentação adequada em períodos de longas secas, o que não acontece com outras raças. O potencial dos Nambi é para a produção de pele e carne. Porém, se cruzada com animais exóticos, gera mestiços mais produtivos. A ocorrência da Nambi no Brasil é restrita a região Nordeste, além do Ceará, há exemplares nos Estados de Pernambuco, Paraíba e Piauí.

A iniciativa dos dois criadores em conservar a raça Nambi poderá contribuir para tirar os animais do risco de extinção. Com o aumento do núcleo, eles pretendem atrair outros criadores e enviar exemplares a instituições de pesquisa, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Centro Nacional de Pesquisa de Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargen), para que sejam coletados dados sobre o material genético que possam servir a futuros estudos sobre este tipo de ovino. Leia mais.

Com informações de Diário do Nordeste.

Deixe seu comentário

Site Seu blog ou página pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
2. São um espaço para troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.

 Aceito receber comunicação da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube