Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Retrospectiva Articulação da Rota de Biotecnologia Aplicada às Indústrias Agrícola e Florestal

Publicado em 25/11/2016

Conheça as ações realizadas pelos grupos de trabalho da Rota de Biotecnologia Aplicada às Indústrias Agrícola e Florestal em 2016!

O projeto de Articulação das Rotas Estratégicas para o setor de Biotecnologia Aplicada às Indústrias Agrícola e Florestal teve início no ano de 2011. Esse projeto deriva do estudo “Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense”, que na prática elaborou um roadmapping para cada um dos 13 setores industriais elencados como estratégicos no estudo intitulado “Setores Portadores de Futuro para o Estado do Paraná”.

Participam dos grupos de trabalho profissionais de academia, da indústria, do governo e do terceiro setor, que se aproximaram em prol da concretização das ações propostas dentro dos fatores críticos do Roadmapping de Biotecnologia Aplicada às Indústrias Agrícola e Florestal. Para cada um desses fatores críticos foram criados grupos de trabalho que se reúnem periodicamente desde então.

O ano de 2016 foi um ano de grandes realizações para os grupos de trabalho do projeto "Roadmapping de Biotecnologia Aplicada às Indústrias Agrícola e Florestal". 

 

Confira aqui as principais ações de cada grupo de trabalho (GT): 

 

Rodada de Negócios Tecnológica em Biotecnologia

No processo dessas Articulações Setoriais existe o Grupo de Trabalho “Rodada Biotecnológica Agroindustrial” que tem como objetivo promover a integração entre universidades e empresas paranaenses nas áreas de biotecnologia aplicada à agricultura, florestas ou nutrição animal, visando a inovação tecnológica e transferência de tecnologia.

Esse grupo de trabalho já organizou quatro edições de Rodada de Negócios Tecnológica Universidade-Empresa entre os anos de 2012 a 2014 e em 2015 organizou o encontro Inovação em Biotecnologia Agroindustrial: desafios & soluções

A falta de interação entre os diversos atores (Universidade-Indústria-Governo) foi um dos fatores críticos identificados pelo estudo das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense (SENAI/PR) que impacta o desenvolvimento econômico e tecnológico dos setores mais promissores para o desenvolvimento do estado, como o de Biotecnologia. 

Dentro desse contexto, o grupo de trabalho promoveu em outubro de 2015 o encontro Inovação em Biotecnologia Agroindustrial: desafios & soluções, no Campus da Indústria, em Curitiba/PR. O evento reuniu mais de 50 profissionais da área de Biotecnologia aplicada à agricultura, florestas ou nutrição que identificaram e mapearam as soluções para os entraves no estabelecimento de parcerias entre universidade, empresa e governo.

O grupo trabalhou em 2016 com as ações propostas nesse encontro e priorizou dedicar esforços, na primeira fase do projeto, nas demandas voltadas a legislação. Diante disso, o grupo vem organizando para o ano de 2017 o evento: “Jornada de Empreendedorismo Inovador - legislação e redação de contratos” que visa proporcionar aos profissionais melhor conhecimento sobre a legislação de inovação, bem como identificar e utilizar seus benefícios e capacitar profissionais a respeito dos processos de formalizações das parcerias e do processo de transferência tecnológica universidade-empresa.

Espera-se com esse evento potencializar a relação Universidade-Empresa, o que poderá contribuir na ampliação de importantes parcerias para inovação na agroindústria paranaense, por meio do desenvolvimento biotecnológico de novos produtos e processos. 

São participantes desse GT instituições como: UFPR, UTFPR, Quimtia S.A, UEPG, Laboratório Prado S.A., Sanex Comércio e Indústria Veterinária Ltda, UEM, EMBRAPA Florestas, Padrão Industrial, Fundação Araucária,  UP, UNIOESTE, Total Biotecnologia Indústria e Comércio Ltda., entre outros.

Acompanhe neste blog mais informações sobre o local e data do evento: “Jornada de Empreendedorismo Inovador - legislação e redação de contratos

 

Centro Paranaense de Pesquisa em Biotecnologia 

No contexto do Projeto de Articulação setorial o GT Centro Paranaense de Pesquisa em Biotecnologia, que tem como objetivo geral fomentar e desenvolver pesquisas em biotecnologia atendendo a demanda do setor.

A baixa interação entre os diversos atores (Universidade-Indústria-Governo) foi um dos fatores críticos identificados pelo estudo das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense (SENAI/PR) que impacta no desenvolvimento econômico e tecnológico dos setores mais promissores para o desenvolvimento do estado, como a Biotecnologia aplicada à Indústria Agrícola e Florestal.

Diante da necessidade de aproximação entre as Instituições de Ensino, Pesquisa e Empresas para que seja possível a formação de parcerias, geração e transferência de tecnologia o GT constatou que para incrementar tal processo, uma rede de contatos deveria ser estabelecida para que a aproximação entre os diversos atores do setor de biotecnologia fosse facilitada.

Para isso o GT trabalhou no ano de 2016 em parceria com a SETI e o TECPAR -  responsáveis pelo o Parque Tecnológico Virtual do Paraná (PTV Paraná) - na elaboração de uma matriz de competências/capacidades de ativos tecnológicos da área de biotecnologia do estado do Paraná com objetivo de difundir trabalhos em rede para os interessados em desenvolver esse setor no estado. 

O PTV Paraná centraliza os ativos tecnológicos e processos de negócios em uma plataforma única, reunindo institutos de ciência e tecnologia (ICTs), núcleos de inovação tecnológica (NITs), empresas de base tecnológica, incubadoras e parques tecnológicos, centros de promoção de empreendedorismo, entidades prestadoras de serviços tecnológicos e instituições de ensino e pesquisa. 

Em novembro de 2016 o grupo trabalhou em ações que visam promover, para o início do ano de 2017, treinamentos para o uso da plataforma. Esses treinamentos serão divididos, basicamente, em três etapas: a primeira será direcionada ao NITs; a segunda será um treinamento no formato de oficinas para pesquisadores, representantes de empresas e embaixadores; e a terceira etapa será focada no aumento do acervo tecnológico dentro da plataforma.

Para o ano de 2017 o estado do Paraná poderá contar com uma plataforma totalmente atualizada em que a sociedade poderá conhecer os ativos tecnológicos do Estado que estarão catalogados em sete categorias: pessoas, organizações, programas e incentivos, projetos e iniciativas, produtos, propriedade intelectual e serviços.

A ferramenta também abrirá espaço para fóruns e para atualização de calendário de eventos e permitirá que os empresários do Estado informem suas demandas por soluções tecnológicas e conheçam as instituições mais adequadas para provê-las.

Mais que um catálogo de organizações e de iniciativas inovadoras, a plataforma do PTV Paraná será uma ferramenta de gestão. Ela reunirá uma lista de cadastro e um mapa de calor que tem como objetivo mostrar a distribuição dos ativos no Estado, orientando o acesso pelas empresas aos produtos e serviços tecnológicos e nas tomadas de decisão.

Além disso, cada instituição poderá se cadastrar e catalogar seus programas de financiamento à inovação e seus projetos de pesquisa, por exemplo. A plataforma será uma ferramenta de gestão dos ativos tecnológicos paranaenses da Secretaria de Ciência e Tecnologia, instituição responsável pelo projeto.

A plataforma ainda funcionará como uma rede social, na qual os seus integrantes poderão criar fóruns e trocar informações sobre projetos inovadores no Estado.

São participantes desse GT instituições como: Paraná Metrologia, UFPR, TECPAR, SETI, UTFPR, SEAB, UEPG, CIB, FUNPAR, UEM, EMBRAPA Florestas, Fundação Araucária,  UP, UNIOESTE, SENAI PR, UNICENTRO, IAPAR, ABRASS, entre outros.

Para se beneficiar dessa iniciativa é necessário cadastrar e catalogar sua organização ou iniciativa no site ptvparana.com. Para se cadastrar clique aqui! 

 

Criação de Redes em Biotecnologia

A imensa biodiversidade, e consequente variabilidade na composição bioquímica das microalgas, aliada ao emprego de melhoramento genético e ao estabelecimento de tecnologia de cultivo em grande escala vêm permitindo que as microalgas sejam utilizadas em diversas aplicações. Nesse contexto, o GT Criação de Redes em biotecnologia- temática Microalgas vem estudando alternativas para promover e desenvolver esse segmento no estado do Paraná, com vistas em incrementar a competitividade de setores industriais. 

Durante o ano de 2016, o GT priorizou trabalhar na construção de um projeto multidisciplinar para intensificar o uso de microalgas na remoção de nutrientes de efluentes da suinocultura e no aproveitamento do potencial dessas microalgas para diversos fins.

Para concretizar esse plano, o GT vem desenvolvendo para o ano de 2017 um Projeto de Marketing que pretende reunir informações disponíveis em relação às aplicações de microalgas no tratamento de efluentes da suinocultura e na utilização dessas microalgas em um plano de trabalho a campo e em escala comercial. 

Uma aproximação do GT com pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves e a área de marketing da UTFPR encorajou o grupo a discutir a viabilização desse projeto a fim de consolidar o uso desses micro-organismos e atrair investidores para o estado do Paraná.

São participantes deste GT instituições como: UFPR, TECPAR, IAPAR, UEPG, Séston Biotecnologia, Brastax, UTFPR, UEM, APS, Unioeste, Compobrás, Emater, Sindirações, Embrapa Suínos e Aves, entre outros.

Para saber mais ou para participar dos Grupos de Trabalho do Roadmapping da Biotecnologia aplicada às Indústrias Agrícola e Florestal entre em contato pelo e-mail observatorios.rota.biotecagroflorestal@fiepr.org.br ou pelo telefone (41) 3271-7471.

 

Fonte: Observatórios Sistema FIEP

 

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube