Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Modelo de previsão de DNA pode acelerar a produção de banana

Publicado em 01/04/2019

Uma equipe internacional de cientistas demonstrou pela primeira vez que é possível acelerar o melhoramento da banana usando modelos de previsão genômica que selecionam com precisão híbridos com as características desejadas. Os modelos usam os dados genéticos da planta para estimar sua utilidade na reprodução e prever as características físicas, como altura, rendimento e resistência a doenças, antes que a planta seja levada para o campo. 

O artigo, intitulado Genomic prediction in a multiploid crop: genótipo por interação de ambiente e efeitos de dosagem em habilidade preditiva na banana, publicado na The Plant Genome, provê a primeira evidência empírica no uso de predição genômica em uma população de banana. Esta fruta, que é um importante alimento básico e fonte de renda para milhões de pessoas em 120 países tropicais e subtropicais, é, por natureza, uma cultura estéril. 

Esforços para desenvolver variedades melhoradas de alto rendimento e resistentes a doenças são, portanto, frustrados pela natureza estéril da planta. Isso complica o processo de criação, tornando-o demorado e caro, além de levar até 20 anos para entregar variedades melhoradas aos agricultores. 

De acordo com Moses Nyine, do Instituto Internacional de Agricultura Tropical (IITA) e doutorando na Universidade Palacký, na República Tcheca, as descobertas do estudo apresentam um avanço significativo para o melhoramento de banana ?diante da miríade de pragas e doenças que afetam a banana na África?. Nyine é o principal autor desse estudo.

Fonte: Agrolink

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube