Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

iPad vira a nova "enxada" das lavouras

Publicado em 01/04/2019

Entre uma cuia e outra de chimarrão, o engenheiro agrônomo Maurício De Bortoli puxa o iPad do suporte na parede para mostrar dados dos 8.520 hectares de lavouras sob sua responsabilidade. O aparelho, mais do que uma simples comodidade, virou ferramenta essencial para monitorar os índices de produtividade da sementeira da família, cujas áreas se localizam em Cruz Alta, Boa Vista do Cadeado e Tupanciretã, municípios do centro-oeste do Rio Grande do Sul.
Em busca da melhor semente possível, recorre-se a uma intrincada rede de softwares, sensores no solo, máquinas e imagens de satélite. De toda a produção " são 7.480 hectares de soja " metade é transformada em semente e o restante é comercializado no mercado de grãos. O grupo Aurora planta outros 1.040 ha de milho, além de trigo e cevada, só para rotação de cultura.
O grau de tecnificação das 9 fazendas da família é altíssimo e inclui quase 3 mil ha de plantações irrigadas e 27 tipos diferentes de cultivares de soja, com ciclos que variam de 120 a 155 dias, a maior parte destinada a outros estados como Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso , Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e sul de São Paulo. "Só mesmo desse jeito, com muita tecnologia, para conseguirmos dar conta de acompanhar tudo isso e manter o foco na qualidade fisiológica da semente", afirma De Bortoli.
O investimento pesado na produção de sementes, que inclui aplicações de calcário com taxa variável, plantio de precisão e análises constantes de amostragem de solo, fez com que os talhões da sementeira passassem sem muitos problemas pela estiagem que atingiu a região norte do RS em dezembro, quando ficou sem chover por quase 20 dias, além de outros 23 dias em janeiro.
A "colheita" de dados, por assim dizer, começa nas próprias máquinas no campo, que enviam as informações sobre a produtividade em tempo real para um sistema on-line (nuvem). As fazendas possuem redes wi-fi que auxiliam na rapidez da transmissão de dados e permitem acompanhar o que está acontecendo no campo com dispositivos móveis à mão. "Daí a gente consegue pegar esses dados, interpretá-los e avaliar a nossa produtividade. Conseguimos ver onde colhemos melhor, por que colhemos melhor e onde estão os defeitos na lavoura, podendo fazer as intervenções de forma pontual", explica De Bortoli.
A avalanche de informações é interpretada através de um software que cruza dados das colheitadeiras com mapas de satélite e material enviado por sensores enterrados na lavoura. Desse modo é possível saber quais áreas tem maior potencial produtivo, quais necessitam de melhor adubação, quais precisam de mais umidade e como anda a saúde das plantas, entre outras informações.
"Os solos aqui na região variam de argilosos para arenosos em uma questão de quilômetros", explica Eduardo De Bortoli, irmão de Maurício, justificando a necessidade de implantar ferramentas de agricultura de precisão nas áreas cultivadas pelo grupo, que aposta em fertilidade, manejo e genética para manter as altas produtividades.
Nesse sentido, as fazendas utilizam também tecnologias de melhoramento genético de sementes e de biotecnologia, como bactérias e vírus inoculados, para combater pragas na lavoura. Na questão do manejo, são feitas de 5 a 6 aplicações de fungicidas, enquanto a maioria das propriedades na região fazem normalmente 3 aplicações. Essa tecnologia empilhada acaba rendendo uma média de 65,3 sacas/ha " com picos de mais de 100 sc/ha ", mesmo colhendo cultivares preparados para render melhor em áreas fora do Rio Grande do Sul. Mesmo assim, os índices ficam acima das 55 sc/ha que é a média de produtividade gaúcha.
Safra gaúcha
De acordo com a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), a safra gaúcha de soja este ano deve chegar a 34 milhões de toneladas de soja " 1,5% a mais que no ciclo anterior, que foi de 33,5 milhões de t. Em 2017/2018, o estado sofreu com a estiagem. Na safra atual, o problema maior foram as fortes chuvas, que atingiram principalmente a região Sudoeste do estado. A expectativa de momento é de uma produtividade média de 53,4 sacas por hectare, ante 51,7 sc/ha do ano anterior.
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube