Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Semente: o berço da mais avançada tecnologia

Publicado em 19/10/2018

A agricultura impõe aos que decidiram dedicar a sua vida a arte de produzir alimentos, um criterioso planejamento e execução de diversas decisões complexas e importantes, com o intuito de proporcionar à lavoura, a expressão do seu máximo potencial produtivo.

A semente, perante esse cenário, sem dúvida, assume o papel de maior relevância, e passa a ser o berço da mais avançada tecnologia, porque proporciona parte das soluções necessárias para vencer os desafios existentes no sistema de produção e começa a exigir também do usuário muito mais habilidade em conectar a semente correta de acordo com as exigências de cada ambiente de produção.

Para que a semente entregue consistentemente melhores resultados de produtividade com sustentabilidade, incentivando a lucratividade, são realizados massivos investimentos em pesquisa e desenvolvimento, melhoramento genético, biotecnologia, além de técnicas de manejo. E, apenas através do somatório de todos esses fatores, é possível continuar caminhando rumo a produtividades e soluções de manejo antes não imaginadas.

Uma grande revolução tecnológica foi a disponibilização de sementes geneticamente modificadas que, por meio da engenharia genética, permitem que plantas sejam protegidas contra determinados insetos pragas, ou mesmo apresentem a característica de tolerar a aplicação de determinado herbicida. Esses são exemplos de como a tecnologia vem contribuindo para que a evolução da semente proporcione novas soluções de manejo ali integradas.

Brasil e Estados Unidos, os dois maiores produtores mundiais de soja, registram uma incrível marca de incremento de produtividade na casa de 42,5 e 40,0 quilos por hectare ao ano, respectivamente, vindos do ganho genético da soja, que se dá em função aos avanços tecnológicos alcançados e são refletidos através do lançamento de cultivares de soja ano após ano com maior potencial produtivo e com uma combinação perfeitamente simétrica entre o melhoramento genético e a biotecnologia, que visa assegurar a expressão em totalidade da genética, além de conferir proteção à planta.

Mesmo assim, com todos avanços conquistados, não podemos parar. Temos um longo caminho a percorrer, seja em busca da superação dos resultados alcançados, ou para garantir que essa marcha de crescimento exponencial da produtividade em função da tecnologia empregada continue. Pois essa é a melhor forma de avançarmos e garantirmos que a evolução seja constante.

Para que toda a sociedade continue sendo beneficiada pelas inovações tecnológicas vinculadas às sementes, é de vital importância o uso consciente das ferramentas disponíveis, como o emprego das boas práticas de manejo, o que inclui a adoção do refúgio estruturado no caso de plantio de culturas com proteção a insetos ou de herbicidas alternativos nas culturas tolerantes a esses defensivos.

Semente é sinônimo de vida: seja por ser um organismo vivo, que carrega no DNA seus traços evolutivos, seja por ser responsável em garantir a perpetuação da espécie, ou ainda, pela sua capacidade de multiplicação, porque mesmo que haja apenas uma semente, no momento em que é semeada, dará início a uma brilhante jornada que culminará em uma planta repleta de frutos para colheita.

Por Vinicius Jacopini, líder de gerenciamento de projetos de desenvolvimento tecnológico para soja da Monsoy

Fonte: Grupo Cultivar

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube