Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Regulamentação de probióticos foi tema de seminário promovido pela Anvisa

Publicado em 25/07/2017

A Vigna Brasil participou do evento direcionado a profissionais envolvidos na regulação, no desenvolvimento, na produção e na comercialização de probióticos promovido, No dia 19/06, pela ANVISA em parceria com o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), da Associação Brasileira das Empresas do Setor Fitoterápico, Suplemento Alimentar e de Promoção da Saúde (Abifisa) e da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad).

O Seminário sobre Probióticos aconteceu em Brasília, no auditório da sede da agência, com o objetivo de apresentar o cenário mundial da regulação e das divergências para o enquadramento desses produtos nas categorias de medicamentos e alimentos.

Durante o encontro, foram debatidos os requisitos para o desenvolvimento, uso de alegações e produção dos probióticos.

Renata de Araújo Ferreira, da ANVISA, enfatizou a complexidade e desafios para o enquadramento dos produtos e mostrou como é possível traduzir o efeito benéfico dos probióticos aos consumidores. A Nutricionista disse ainda que a agência pretende estabelecer controles de qualidade na produção e controles pós-mercado para esta categoria de produtos.

Professores e pesquisadores da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) apresentaram a dinâmica e desfechos de diversos estudos com probióticos que vêm sendo realizados na Universidade e ressaltaram o quão complexo é o processo de isolar e selecionar microorganismos que mantenham suas características após o processamento. Além disso, demonstraram que microorganismos de mesma espécie podem apresentar efeitos antagônicos.    

O Simpósio contou com palestrantes internacionais que trouxeram uma visão geral do cenário Food versus Pharma e das legislações europeia e canadense para os probióticos.  Afirmaram que a segurança é o principal requisito para um produto alimentar, mas que talvez não seja lógico aplicar 100% de certeza em relação à eficácia para estes produtos. Defenderam uma força-tarefa para que os avanços ocorram rapidamente, além de levantarem questões sobre a estabilidade dos probióticos versus condições de armazenamento, logística e transporte, além do conceito de que alimentos têm funções diferentes dos medicamentos e por isso devem ser estudados de forma distinta.

O Dr. Dan Waitzberg, especialista em cirurgia do aparelho digestivo, gastroenterologia, nutrição enteral e parenteral, além de Doutor e Mestre em Cirurgia pela FMUSP, se concentrou em apresentar a relação benéfica dos probióticos em diversas situações patológicas. Evidenciou um vasto número de trabalhos justificando o uso dos probióticos, demonstrando inclusive a relação do intestino versus cérebro, sistema imunológico e endócrino, além de ressaltar a necessidade da integração: academia, indústria, órgãos reguladores e consumidores.  

A Dra. Thalyta Antony de Souza Lima, gerente geral de alimentos na ANVISA, finalizou o evento reafirmando que os probióticos coexistem hoje nas categorias alimento e medicamento e muito provavelmente assim continuarão, pois, diante de todos os estudos apresentados será difícil classificá-los entre uma e outra de maneira definitiva. A possibilidade dos probióticos caminharem para suplemento alimentar e qual o nível de rigor/evidência que se precisa para definir um probiótico foram questões também ressaltadas por ela, e que serão pauta de discussões pela agência ainda neste segundo semestre.

Confira o que foi a programação e os palestrantes aqui

 

Fonte: Vigna Brasil

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube