Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Iapar comemora aniversário com jornada tecnológica e nova cultivar de café

Publicado em 28/06/2017

O Instituto Agronômico do Paraná teve dia 29 de junho, um dia inteiro de atividades para marcar o aniversário de 45 anos de criação.


“A ideia é celebrar as origens do Iapar, que nasceu para romper a monocultura do café, nos anos 1970, mas, sem ficar no saudosismo, abordar os desafios e a contribuição que podemos dar para a cafeicultura do futuro”, aponta o diretor de inovação e transferência de tecnologias, Tadeu Felismino.

Completaram o programa o lançamento da cultivar IPR 106, pelo pesquisador Gustavo Hiroshi Sera, e uma discussão sobre qualidade de bebida, conduzida pela pesquisadora Patrícia Santoro. 

A cultivar de café IPR 106 se destaca pela resistência aos principais nematoides (pequenos vermes que se alojam nas raízes das plantas) Meloidogyne paranaensis e Meloidogyne incognita, responsáveis por inviabilizar a cafeicultura em diversas regiões produtoras do Brasil. 

O novo material vem se somar às mais de 200 cultivares desenvolvidas nas últimas décadas pelos especialistas em melhoramento genético vegetal da instituição.

O período da tarde foi reservado para o II Seminário Paranaense de Agroinovação (14 às 18 horas). O pesquisador Antônio Álvaro de Oliveira, ligado ao Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), de São Paulo, inaugura o encontro com uma conferência sobre tendências para as organizações brasileiras de ciência, tecnologia e inovação.

Em seguida, houve a apresentação da Política de Inovação do Iapar e, na sequência, o lançamento do catálogo de produtos, serviços e parcerias tecnológicas da instituição. “O foco deste evento é a maior abertura do Iapar para interações com a sociedade e o setor privado, a partir das novas legislações federais e estaduais de inovação”, aponta Felismino. 

Ainda como parte das comemorações, das 16h às 18 horas forão realizadas simultaneamente uma Rodada de Oportunidades Tecnológicas e a reunião do Conselho de Administração do Iapar, que congrega as principais instituições do segmento agropecuário paranaense. 

A reunião de 29 de junho foi a primeira do ano e o principal tema da pauta é a aprovação e teve como destaques a diplomação de alunos do curso de Mestrado em Agricultura Conservacionista, o lançamento da revista Iapar 45 Anos e a entrega do troféu "Amigos do Iapar o da Política de Inovação do Iapar, além da discussão sobre a conjuntura do Instituto, especialmente a necessidade de reposição de quadros em fase de aposentadoria.

Fontes: IAPAR

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube