Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

SNA incentiva produção orgânica ao lançar manuais para técnicos e agricultores

Publicado em 28/06/2017

O Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos), mantido pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), lançou recentemente dois novos manuais com informações e orientações para produtores rurais e técnicos que trabalham com a agricultura orgânica no Brasil.  O objetivo é incentivar essa cadeia produtiva em todo o país, por meio da disseminação do conhecimento.

“Como Produzir Morango Orgânico?” e “Como Produzir Milho Orgânico?” se unem a outras duas publicações disponibilizadas gratuitamente, no final do ano passado, sobre cultivo de tomates orgânicos. Na edição e divulgação dos manuais, a SNA teve o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Já as orientações técnicas contaram com a colaboração de pesquisadores da Agência Paulista Tecnologia dos Agronegócios (APTA), que assinam os manuais: Joaquim Adelino de Azevedo Filho, Neli Cristina Belmiro dos Santos e Sebastião Wilson Tivelli, que participou das quatro publicações.

“Na cadeia de produção orgânica, existem diversos gargalos e um deles é a necessidade de divulgar, entre os agricultores, as técnicas desse tipo de cultivo. Disseminar conhecimentos para essa cadeia produtiva faz parte da missão do CI Orgânicos, que contribui para o fortalecimento da produção nacional de alimentos orgânicos, de maneira sustentável”, comenta Sylvia Wachsner, coordenadora do Centro de Inteligência em Orgânicos da SNA.

ROTEIROS DIDÁTICOS

Segundo ela, “os quatro manuais publicados servem de roteiro didático para os técnicos, que ajudam a desenvolver uma produção orgânica de qualidade no campo, e para os produtores, que podem utilizá-los como ferramentas de referência e de informação”.

“Os manuais contêm informações sobre o solo e as demais condições naturais da área, bem como o preparo de plantio, técnicas de cultivo e controle de pragas. O objetivo dos manuais é oferecer aos técnicos extensionistas e produtores os elementos necessários para que possam melhorar a produtividade da suas culturas.”

De acordo com Sylvia, os manuais estão disponíveis para download no site do CI Orgânicos (www.ciorganicos.com.br), mas “estamos conversando com diversas instituições representantivas da agricultura orgânica, no Brasil, para que viabilizem as mesmas publicações impressas, para que possam, inclusive, fazer parte das bibliotecas dos produtores”.

MILHO E MORANGO

A coordenadora do CI Orgânicos explica o motivo de as culturas orgânicas de milho e de morango terem sido escolhidas como base para a criação dos manuais.

“O morango requer um manejo diferenciado, por se tratar de uma cultura que exige conhecimento, sobretudo no que se refere aos tratos de cultivos, controle de pragas e doenças. Vale ressaltar que o morango convencional, infelizmente, ainda é uma das frutas que mais recebe aplicações de defensivos agrícolas, daí os consumidores preferirem adquirir o morango orgânico”, salienta Sylvia.

No caso do milho, ela destaca que a escolha se deve ao fato de esse grão ser bastante importante para a cadeia de alimentação humana e animal.

“No Brasil, existe uma demanda crescente por milho, principalmente pela cadeia de produção animal. No entanto, o milho orgânico ainda tem pouca oferta. Nosso milho, em sua maioria, é transgênico e convencional. Por isso, incrementar a oferta desse cereal orgânico, com qualidade e sustentabilidade, significa para os produtores comercializar um produto muito demandado e que pode ser vendido por preços diferenciados, mais atrativos”, justifica.

 Ela reforça que, com isso, é possível incrementar os lucros dos produtores orgânicos, considerando que “o milho é um dos grãos mais produzidos, pela maioria dos agricultores”.

Sylvia ainda informa que, em breve, serão publicados outros manuais voltados para a produção de batatas e goiabas orgânicas que, atualmente, está em fase de revisão final.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

O CI Orgânicos, além dos quatro manuais já citados, ainda disponibiliza guias do produtor e do consumidor de alimentos orgânicos. “O Guia do Produtor Orgânico é um dois mais demandados por pessoas que entram em contato com nossa instituição, principalmente por empreendedores e produtores convencionais interessados em converter suas propriedades tradicionais em orgânicas”, relata a coordenadora da SNA.

Informações: equipe SNA/RJ

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube