Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Energia limpa de fontes renováveis é a aposta de um núcleo da UFPR para o futuro

Publicado em 28/06/2017

O Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável da UFPR está na série Universidade Além dos Muros – criada pela APUFPR-SSind para destacar a influência positiva de trabalhos dos docentes da Universidade na sociedade, por meio do tripé pesquisa, ensino e extensão.

Vivemos em um mundo que depende da energia gerada pelo petróleo: carros e fábricas são geralmente movidos pela queima desse material. O problema é que o petróleo, além de ser uma matéria prima que não se renova, gera fumaça e outros detritos nocivos aos humanos e ao meio ambiente. A busca por energia limpa e renovável é um dos grandes desafios científicos da atualidade, e o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável (NPDEAS), coordenado pelo professor André Bellin Mariano, do departamento de Energia Elétrica, está desenvolvendo pesquisas inovadoras na área.

Além de pesquisar e desenvolver projetos de geração energética por microalgas e hidrogênio, o NPDEAS também tem achado soluções para transformar detritos – óleo de cozinha e a queima do lixo, que em geral são problemáticos de serem descartados, tornam-se a solução quando, tratados corretamente, viram fonte de energia.

A imensa biodiversidade, e consequente variabilidade na composição bioquímica das microalgas, aliada ao emprego de melhoramento genético e ao estabelecimento de tecnologia de cultivo em grande escala vêm permitindo que as microalgas sejam utilizadas em diversas aplicações. Nesse contexto, o GT Criação de Redes em biotecnologia- temática Microalgas vem estudando alternativas para promover e desenvolver esse segmento no estado do Paraná, com vistas em incrementar a competitividade de setores industriais. Atualmente, o GT está priorizando trabalhar na construção de um projeto multidisciplinar para intensificar o uso de microalgas na remoção de nutrientes de efluentes da suinocultura e no aproveitamento do potencial dessas microalgas para diversos fins. Pesquisadores do NPDEAS fazem parte deste grupo de trabalho, assim como as seguintes  instituições: TECPAR, IAPAR, UEPG, Séston Biotecnologia, Brastax, UTFPR, UEM, APS, Unioeste, Compobrás, Emater, Sindirações, Embrapa Suínos e Aves, entre outros.

Para saber mais assista o vídeo abaixo.



Informações: APUFPR

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube