Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Uma história íntima do gene, das ervilhas de Mendel a um futuro sem doenças

Publicado em 06/03/2017

No livro ?O Gene?, lançado no Brasil pela Companhia das Letras, o médico e escritor Siddhartha Mukherjee traça os avanços da genética e as mudanças que a sociedade deve sofrer graças a eles.

Há uma bela ambiguidade incidental no subtítulo do livro “O Gene”, do cientista Siddhartha Mukherjee. “Uma história íntima” pode tanto se referir às razões que levaram o escritor a se debruçar sobre a genética e suas descobertas – sua árvore genealógica compreende, do lado paterno, pelo menos três parentes próximos com casos de esquizofrenia – como também pode falar diretamente ao aspecto único e pessoalíssimo do DNA: somos todos moldados pelos nossos genes, o que há de mais monolítico nos fatores que podem determinar nossas características.

clique para ampliar(Foto: Divulgação)

Pesquisador workaholic, Mukherjee, que já havia brindado o mundo com uma história sobre o câncer em O Imperador de Todos os Males, vencedor do prêmio Pulitzer em 2011, traz agora um relato minucioso que tem a intenção pouco modesta de compilar em ordem cronológica todos os avanços a respeito da genética, mesmo admitindo, ao final, uma história sem desfecho.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube