Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Embrapa lança tecnologias e demonstra inovações para o campo no Show Rural

Publicado em 03/02/2017

Os lançamentos e as inovações da Embrapa são demonstrados por 14 unidades da Embrapa em três espaços distintos

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lança três tecnologias para as culturas da soja (cultivar BRS 413 RR), do milho (aplicativo Doutor Milho) e do feijão (cultivar de feijão carioca BRS FC402), durante o Show Rural Coopavel, que acontece de 06 a 10 de fevereiro de 2017, em Cascavel (PR). Os lançamentos e todas as inovações da Embrapa são demonstrados por 14 unidades da Embrapa em três espaços distintos: Casa da Embrapa, Vitrine de Tecnologias e Vitrine Tecnológica de Agroecologia.

clique para ampliarVitrine Tecnológica (Foto: Andrea Vilardo/ Divulgação Embrapa)

Na Casa da Embrapa, os visitantes têm a oportunidade de conhecer as tecnologias que colaboram com a sustentabilidade da agropecuária, referentes a diversas áreas, como: grãos, frutas, produção animal e recursos naturais. Nesse espaço, técnicos e produtores poderão adquirir as publicações da Embrapa para diferentes sistemas de produção.

Na Vitrine de Tecnologias da Embrapa são apresentadas tecnologias e cultivares para as culturas da soja, feijão, milho, sorgo, mandioca e forrageiras. Informações sobre as vantagens da Integração lavoura-pecuária também serão apresentadas aos técnicos e produtores que visitarem o espaço. A Embrapa contará ainda com a Estação do Conhecimento, onde serão realizadas apresentações técnicas sobre temas variados, com duração de 15 minutos, para que os participantes possam tirar suas dúvidas.

A Embrapa também esta presente na Vitrine Tecnológica de Agroecologia, cujo objetivo é demonstrar os princípios da Agroecologia e a diversidade de cultivos, onde se empregam técnicas com baixo impacto ambiental.
 
Embrapa lança três tecnologias no Show Rural 2017

Lançamento de aplicativo Doutor Milho: A Embrapa Milho e Sorgo lança no Show Rural Coopavel 2017 o aplicativo Doutor Milho, uma ferramenta tecnológica capaz de auxiliar no acompanhamento do ciclo da planta de milho, em cada um dos seus estádios fenológicos, visando um manejo eficiente e sustentável das lavouras. O “Doutor Milho” é capaz de orientar o acompanhamento das lavouras e chamar a atenção para práticas agronômicas importantes, que podem conferir maior produtividade e renda. O funcionamento do aplicativo é bastante simples. Para conhecer as práticas mais importantes a serem adotadas, o usuário deve identificar corretamente o estádio fenológico em que sua lavoura se encontra. A partir daí, são descritas as recomendações para cada fase de desenvolvimento da planta, orientando o processo de tomada de decisão.

A equipe desenvolvedora buscou a simplicidade no processo de funcionamento do aplicativo, além da necessidade de quem está no campo. Por isso, o “Doutor Milho” funciona no modo off-line, sendo que a referência que deve ser seguida é a data de emergência das plantas. São apenas quatro passos que devem ser seguidos: cadastrar o talhão da lavoura; verificar o estádio correto da planta; confirmar o estádio correto; e obter as práticas recomendadas de manejo. O “Doutor Milho” estará disponível para os sistemas Android e iOS, a partir do dia 6 de fevereiro.
 
Lançamento feijão: BRS FC402 - A Embrapa Arroz e Feijão lança a cultivar de feijão carioca BRS FC402, que possui como destaque a resistência à antracnose e à murcha de fusário, dois entre os principais fungos que atacam a cultura. A cultivar vem se somar a outras medidas de controle, tais como o uso de sementes de boa qualidade e a rotação de culturas, para o combate de ambas as doenças. 
 
Lançamento soja: BRS 413RR - A Embrapa e a Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa lançam, durante o Show Rural 2017, a BRS 413 RR, que reúne as principais caraterísticas que o produtor almeja: alto potencial produtivo, com boa sanidade e precocidade. Essa cultivar combina bons rendimentos com sanidade diferenciada, sendo resistente às principais doenças da soja, como cancro da haste, mancha olho de rã, oídio, podridão parda da haste. Outro diferencial da BRS 413 RR é a precocidade. A nova cultivar pertence ao grupo de maturidade relativa 6.2. Essa característica é importante porque permite o plantio da segunda safra de milho ou milho safrinha nas regiões onde esse cultivo é viável. A colheita mais precoce também pode ajudar no controle de percevejos e de doenças como a ferrugem da soja, uma vez que reduz no campo o tempo de exposição da cultura a esses problemas. A cultivar apresenta ainda boa resistência ao acamamento, o que a torna bastante desejada pelo produtor, pois cultivares que acamam dificultam os controles fitossanitários e a colheita podendo ocasionar perdas de produtividade. 
 
Casa da Embrapa é o endereço da tecnologia no Show Rural
 
A Embrapa Soja apresenta durante o Show Rural, o Tecnobroto, equipamento para produção de brotos de soja. Com esse equipamento, a produção, a comercialização e o consumo de brotos de soja em pequenas propriedades, torna-se mais simples e acessível. O Tecnobroto permite produzir brotos, de forma automatizada e sem produtos químicos, utilizando um equipamento para controle de temperatura da água e tempo de irrigação. “O equipamento é de baixo custo e pode ser desenvolvido em comunidades, associações de produtores e agricultores familiares”, explica o pesquisador Marcelo Álvares de Oliveira, da Embrapa Soja. A produção do broto de soja leva entre três e sete dias e, pode ser feita em qualquer época do ano sem a necessidade de solo, de fertilizantes, de agrotóxicos e de luz solar direta. Para cada quilograma de semente de soja produzimos cerca de 2,5 kg de brotos. Mais informações sobre a tecnologia estão disponíveis na página da Embrapa Soja, na internet: www.embrapa.br/soja/tecnobroto.
 
Tecnologia TIFOI - A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia  apresenta a tecnologia denominada TIFOI (transferência intrafolicular de ovócitos imaturos). Trata-se de uma biotécnica que apresenta todas as vantagens da fecundação in vitro (FIV) com um benefício adicional: o fato de não precisar de laboratório para ser realizada. Os criadores podem obter os embriões com a mesma rapidez e agilidade da FIV, ou seja, em torno de um bezerro por semana a partir de uma única vaca doadora, sem precisar sair da sua fazenda.

O processo todo é feito dentro do próprio animal. Grosso modo, a vaca é o laboratório. Os óvulos são aspirados da mesma maneira que na FIV, mas em vez de maturados em laboratório, são cultivados dentro do corpo de um animal (ovuladora), aproveitando o seu processo reprodutivo natural. Depois da ovulação, os óvulos são fecundados por inseminação artificial (IA). Sete dias depois, os embriões que se desenvolveram são coletados e transferidos para a vaca receptora (barriga de aluguel), semelhante ao que ocorre na transferência clássica de embriões. “Além dos embriões serem produzidos naturalmente no trato reprodutivo da fêmea, a técnica dispensa todos os componentes de laboratório”, detalha Margot. O próximo passo é aumentar a eficiência e transferir a tecnologia ao setor produtivo, o que deverá ser feito a partir de cursos e publicações.
 
Destinação de Animais Mortos - Atualmente, não existe no Brasil uma legislação específica que trate da destinação de animais mortos ao longo das cadeias produtivas. A resolução desse problema vem sendo cobrada por diversos segmentos do setor produtivo que buscam no Ministério da Agricultura e na Embrapa a normatização dessa atividade o mais breve possível para dar sustentabilidade à cadeia produtiva. O propósito do TEC-DAM - Tecnologias para destinação de animais mortos - é avaliar, desenvolver e aprimorar soluções tecnológicas e subsidiar a formulação de normativas pelo Mapa para a correta destinação de animais mortos ao longo da cadeia produtiva de aves, suínos e bovinos de leite. A Embrapa tem uma página especial sobre o projeto no endereço www.embrapa.br/suinos-e-aves/tec-dam.
 
Abacaxi  - Também será demonstrado o BRS Imperial, um híbrido que tem frutos de excelente qualidade para plantio em regiões adequadas à abacaxicultura, especialmente onde a fusariose é fator limitante para a produção. Além disso, a Embrapa Mandioca e Fruticultura irá demonstrar duas opções de abacaxi ornamental:  BRS Anauê e BRS Boyrá.
 
FBN – Os benefícios da Fixação Biológica do Nitrogênio, com destaque para a importância do uso de inoculantes para as culturas de feijão comum, feijão  caupi, leguminosas utilizadas em adubação verde e espécies  leguminosas florestais é o destaque da Embrapa Agrobiologia, no Show Rural 2017.
 

Confira algumas tecnologias da Vitrine de Tecnologias da Embrapa

A Embrapa Milho e Sorgo apresenta cultivares de milho e sorgo integrados ao sistema lavoura e pecuária. Na Vitrine de Tecnologias nos plots de integração lavoura-pecuária estarão plantadas as cultivares BRS 3046 (híbrido triplo de milho) e a BRS 658 (híbrido de sorgo forrageiro).  A Embrapa Gado de Corte e Embrapa Gado de Leite também estarão apresentando forrageiras.

A Embrapa Mandioca de Fruticultura apresenta a BRS 396, variedade de aipim de mesa de polpa amarela e a BRS 399, variedade de aipim de mesa de polpa amarela adaptada ao centro-sul e a variedade de mandioca para indústria. A Embrapa Arroz e Feijão irá demonstrar sua coleção de cultivares de feijão: BRS Esteio, BRS Esplendor, BRS Estilo, BRSMG Madrepérola, Feijão BRSMG Realce, BRS Embaixador e BRS Ártico. O portifólio de cultivares de soja da Embrapa também estará disponível com as diversas tecnologias disponíveis no mercado: cultivares com tecnologia Intacta, cultivares RR e cultivares convencionais. São elas: BRS 1010 IPRO, BRS 1001 IPRO, BRS 1003 IPRO, BRS 1007 IPRO, BRS 413RR, BRS 388RR, BRS 399RR e BRS 283 e a BRS 284.
 
Vitrine Tecnológica de Agroecologia - A Embrapa Pantanal esta na Vitrine de Tecnológica de Agroecologia com o feno proteico para alimentação do gado e o aspersor de garrafa PET com conexão 3/4 de polegada, usado para irrigação. Também na Vitrine Tecnológica de Agroecologia um dos destaques da Embrapa Clima Temperado será a exibição de quatro variedades de batata-doce: BRS Cuia, BRS Rubissol, BRS Amélia e o mais recente lançamento, BRS Fepagro Viola.
 
Texto: Ana Maio (Mtb 21.928) Fernanda Diniz (MTb 4685/89/DF), Francisco Lima (13696 DRT/RS), Cristiane Betemps (MTb 7418-RS),Guilherme Viana (MG 06566 JP), Hélio Magalhães (4911 - MTb/MG), Lebna Landgraf (MTb 2903), Lucas Scherer Cardoso (MTb/RS 10.158) e Rodrigo Peixoto (1.077 MTb/GO).

Fonte: Embrapa

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube