Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Inovação e Eletromobilidade no Sistema Fiep

Publicado em 16/10/2018

O Sistema Fiep, por meio do Senai no Paraná e com apoio do BNDES, lançou em 08 de outubro, o primeiro Centro de Tecnologia de Veículos Híbridos e Elétricos do Brasil, durante o Encontro de Inovação em Eletromobilidade 2018. O evento contou com palestras sobre os desafios da eletrificação veicular no país, painéis a respeito de tecnologias disponíveis, pitches (discursos de venda) de startups, exposição e experimentação de veículos híbridos e carros elétricos.

O Centro oferece uma infraestrutura exclusiva com oito laboratórios modernos, equipamentos de última geração e mais 13 salas que receberão as aulas teóricas. Localizado no Campus da Indústria, essa unidade integrante do ecossistema de inovação do Sistema Fiep vem ao encontro do cenário favorável à transformação automotiva. O Paraná é o primeiro estado a implementar a eletrovia, e, em Curitiba, eletropostos já são uma realidade para abastecer veículos híbridos e carros elétricos. 

Segundo Rafael Cury, gerente do Campus da Indústria, "vamos disponibilizar infraestrutura completa para formar profissionais e conectar todas as frentes de atuação tecnológica e de inovação, utilizando tecnologia da informação, de energia, e automotiva, com o apoio do Instituto Senai de Inovação (ISI) em Eletroquímica e Aceleradora Sistema Fiep". 

Este marco na história automotiva paranaense deve acelerar a modernização das indústrias do país e abrir novos postos de trabalho, que precisarão de profissionais capacitados. Nesse sentido, o Sistema Fiep irá ofertar cursos de capacitação de curta, média e longa duração, além de técnicos, de graduação e pós na área. 

Otávio Derenievicki Filho, coordenador de Educação do Sistema Fiep, explica que ainda há carência de incentivos e pesquisas tecnológicas para as indústrias, além de formação no setor. "Com o lançamento do Centro e uma programação de exposições e palestras, queremos engajar cada vez mais as pessoas sobre o assunto, apresentando as empresas que já estão trabalhando com o tema, como é o caso da Copel, Itaipu, Renault e Bosch", diz.

Evolução

O mercado está apenas iniciando e já contamos com um aumento de 146% no número de emplacamentos de carros movidos a eletricidade nos últimos dois anos, segundo pesquisa do Detran. Por isso, o Centro tem um papel importante como vetor do empreendedorismo inovador de alto impacto, com incubação e aceleração de empresas de base tecnológica para desenvolverem e implementarem soluções, incentivando todo polo automotivo a criar novos produtos voltados à mobilidade inteligente.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube