Publicado em 07/06/2019
Eficiência energética, direção autônoma e recursos de segurança inovadores. Graças ao avanço
tecnológico, os fabricantes de automóveis estão conseguindo desenvolver projetos cada vez mais completos e atraentes. As oportunidades
abertas pela era do Renascimento da Indústria, porém, vão muito além do aprimoramento das características técnicas de um veículo
por meio do desenho virtual de novos modelos. O uso intensivo de tecnologia está mudando também o jeito como compramos nossos
carros e as prioridades para efetuar a escolha entre as diversas opções disponíveis.
Esse renascimento global gera novas maneiras de criar, aprender, produzir e comercializar
em uma economia baseada na experiência do consumidor e não apenas no produto. Para obter sucesso nesse cenário, as empresas
têm investido cada vez mais em soluções que ofereçam experiências completas, que facilitem a vida dos consumidores e tragam
o encantamento como resultado. No setor automotivo, essa lógica tem levado concessionárias do mundo inteiro a se recriarem,
com o objetivo de atrair uma geração digital e particularmente interessada em produtos personalizados e experiências únicas.
Do desenho do produto ao pós-venda, plataformas inteligentes
estão ajudando as empresas a reconstruírem a jornada de compra de seus clientes como um todo e as concessionárias virtuais
são exemplos dessa transformação. Estamos falando de uma concessionária praticamente sem carros, onde os compradores podem
experimentar e configurar todos os veículos em tempo real, escolhendo entre diferentes versões, acessórios e efeitos para
personalizar o interior e o exterior de determinado modelo. Atualmente já existem cerca de 8 mil lojas desse tipo em todo
o mundo, impulsionadas principalmente pelas capacidades das novas plataformas digitais de desenho em três dimensões.
O objetivo desse modelo é ajudar as empresas a criar ambientes mais dinâmicos
e otimizar as ofertas com o máximo detalhamento possível. Em uma concessionária virtual é possível montar, ver e pedir um
carro de uma maneira única. Estudos indicam que a maioria dos consumidores visita uma concessionária de carros apenas uma
ou duas vezes antes de definir uma compra e as tecnologias virtuais podem ajudar as marcas automotivas a atrair e tornar essas
visitas mais efetivas e interessantes.
A adoção
de tecnologias como inteligência artificial (IA) e realidade virtual (VR) é um caminho para oferecer uma experiência visual
única e de vendas de alto impacto para os consumidores. Com base nessas plataformas digitais, as concessionárias conseguem
apresentar virtualmente seus carros e possibilitar que os consumidores tenham uma jornada imersiva e que apresente todas as
possibilidades.
Além de ajudarem a maximizar a satisfação
dos clientes, as concessionárias virtuais também permitem otimizar a rotina das lojas, propiciando oportunidades para a redução
de custos e o aumento das vendas. A utilização dessas plataformas pode, por exemplo, engajar emocionalmente os clientes, ajudando
as lojas a impulsionar suas vendas com tíquetes médios mais altos e maior negociação de acessórios, além de serviços adicionais.
Do mesmo modo, a aplicação de soluções virtuais também
permite a redução da infraestrutura e espaço necessário para a venda de veículos. Sem a necessidade de um showroom físico
completo, as lojas podem ser montadas em ambientes muito menores e mais atraentes. As novas versões digitais podem ser criadas
com um terço do espaço físico de uma concessionária tradicional. Isso é especialmente importante em grandes cidades, propiciando
economia com aluguéis ou construção de prédios que exijam altos investimentos de manutenção, segurança e adequação à exposição
dos veículos.
Outra característica importante é
que as concessionárias virtuais repensam a ligação entre as lojas e as linhas de produção. Com o uso de plataformas avançadas
que já existem no mercado, é possível automatizar e interligar todos os processos, desde o design do produto, passando pelo
estoque disponível e o relacionamento com os clientes durante o pré e o pós-venda. Assim, é possível atualizar as opções disponíveis
para os consumidores de forma completamente automática, incluindo novos lançamentos e opções ao catálogo de vendas. Com isso,
os vendedores não perdem chances de negócios específicos e podem mostrar novidades de forma imediata, aproveitando ao máximo
o potencial de cada cliente interessado.
Uma das
principais vantagens das concessionárias virtuais, porém, é a possibilidade de levar os produtos até o consumidor onde ele
estiver. Em um mundo extremamente ágil e conectado, atrair o cliente até um ponto de venda é uma dificuldade de alto custo.
Com a virtualização, as concessionárias virtuais vão até os locais em que seus potenciais consumidores estão, como shoppings
centers, resorts e eventos do setor, por exemplo.
Em tempos marcados pela concorrência acirrada e pela enorme quantidade de opções à disposição do público, oferecer uma jornada
de compra personalizada é um diferencial para o sucesso de qualquer estratégia de vendas. O uso de soluções ultrarrealistas
e ferramentas inteligentes são exemplos de como a tecnologia possibilita que as empresas explorem, validem e produzam novas
experiências para seus clientes e acelerem o desempenho dos negócios.
Marcelo Tonetti atua na Dassault Systèmes como executivo de contas para o setor
automotivo
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