Publicado em 22/04/2019
A Renault lança hoje em São Paulo mais um espaço de inovação da marca. Trata-se do Renault Lab, uma parceria com o Cubo
Itaú, maior hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina. O objetivo do novo espaço está alinhado ao propósito
do hub: conectar em um só lugar empreendedores, grandes empresas, investidores e universidades para inovar, buscar novos modelos
de negócio, novas formas de trabalhar e desafiar o status quo, visando um mundo melhor. Além disso, a Renault lança também
um carsharing com o 100% elétrico Zoe.
"Uma marca que tem como característica a inovação não pode parar. Com o
Renault Lab queremos marcar presença neste ecossistema para oferecer nossas soluções, desenvolver projetos inovadores de mobilidade
sustentável e também para a fábrica 4.0", afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
A iniciativa
da Renault está conectada ao papel do Cubo Itaú em estimular a transformação cultural e digital das grandes empresas, gerando
relevância e fortalecendo o ecossistema de startups. "O Cubo Itaú tem ajudado o mercado a trabalhar em conjunto, e percebemos
que a resposta está sendo muito positiva, a exemplo desta nova parceria com a Renault. Mais uma grande empresa chegando para
agregar valor ao nosso time de mantenedores, reforçando o alto nível das trocas e ensinamentos", diz Reynaldo Gama, head de
operações e corporates do Cubo Itaú.
O Renault Lab passa a fazer parte do ambiente de inovação da marca que já
conta com o Creative Lab, na fábrica em São José dos Pinhais, no Paraná, e com o America Digital Hub, em São Paulo.
Já a iniciativa de carsharing, solução de mobilidade compartilhada e 100% elétrica, ficará disponível para os mais de mil
residentes do Cubo Itaú e para os mais de 300 colaboradores da Renault que ficam no escritório da Vila Olímpia, em São Paulo.
O sistema é acessado via plataforma Joycar, startup presente no Cubo Itaú, e o carregador utilizado para abastecer o veículo
é em parceria com a Efacec. O preço de lançamento é de R$ 6 por 15 minutos.
Compartilhamento e mobilidade
No mundo, o Grupo Renault foi pioneiro e é líder na venda de veículos 100% elétricos na Europa, mercado que cresceu
45% no ano passado. Os negócios da Renault não se resumem a desenvolver, fabricar e comercializar automóveis, mas buscam oferecer
soluções de mobilidade.
"A Renault tem o "know-how" em projetos de mobilidade de diversos tipos mundo afora e
agora traz essa expertise ao Brasil. Mais do que oferecer soluções em mobilidade, queremos ser referência em mobilidade sustentável
no Brasil", afirma Gondo.
A iniciativa de carsharing para os colaboradores de São Paulo é uma continuidade do
lançamento que a Renault fez no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, no Paraná, que após uma prova de conceito
(POC) passou a oferecer o sistema de carsharing para todos os colaboradores da Renault. Por meio do aplicativo Renault Mobility,
a marca disponibiliza os veículos de frota para uso compartilhado. O colaborador pode reservar um veículo em qualquer horário
e dia da semana, retirá-lo e devolvê-lo local de trabalho.
Outra iniciativa de carsharing é em parceria com a
MRV em um condomínio de Belo Horizonte, Minas Gerais. Neste caso os moradores têm à disposição duas unidades do Zoe para uso
compartilhado. Todo o processo é feito pelo aplicativo Renault Mobility. Em breve outro projeto como esse será lançado em
um condomínio da MRV em São Paulo.
Saiba mais sobre os projetos de mobilidade da Renault no mundo:
Envie para um amigo