Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Tecpar busca inserção na cadeia produtiva de veículos elétricos

Publicado em 03/04/2019

Como parte da estratégia do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) em estar alinhado às últimas tendências nacionais e internacionais na área de tecnologia e inovação, o Tecpar e a Renault realizaram uma parceria para disponibilizar ao instituto a plataforma do Twizy, veículo elétrico produzido pela montadora. Com a plataforma e os dados abertos do protótipo disponibilizado pela montadora, pesquisadores do instituto podem desenvolver novos estudos para criar novos veículos elétricos.

A ação está alinhada ao anúncio feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior do projeto de lei que propõe zerar a alíquota de IPVA de veículos elétricos, que hoje é de 3,5%, e tornar o Paraná o primeiro estado brasileiro a conceder incentivo fiscal para estimular a produção e o uso de carros elétricos.

A Diretora de Inclusão & Mobilidade Sustentável da Renault, Silvia Barcik, explica que a montadora desenvolveu o veículo no conceito Plataforma Open Mind, quando todos os dados técnicos do veículo estão disponíveis ? no caso do Twizy, para que a sociedade possa estudar soluções locais para a mobilidade. ?A plataforma está disponível no Tecpar para que os pesquisadores do instituto possam, dentro da área de atuação da empresa, desenvolver novos veículos a partir dos dados técnicos do veículo?, destaca.

O diretor-presidente do Tecpar, Fabio Cammarota, explica que a ideia é o instituto é apoiar o Governo do Estado na missão de transformar o Paraná no estado mais inovador do Brasil. ?Dentro da nossa área de atuação, e em especial na área de energia inteligentes e agrotech, queremos ser o braço do Governo do Estado para participar de projetos inovadores?, pontua.

Cadeia produtiva

Pioneiro na área de veículos elétricos, o Paraná já tem uma eletrovia, que é mantida pela Companhia Paranaense de Energia (Copel) e que é inovadora por ser a maior do país. São oito eletropostos na BR-277, ligando Paranaguá, no Litoral, a Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado.

O diretor de Indústria e Inovação do Tecpar, Rafael Rodrigues, ressalta que, além de incluir os colaboradores do instituto em um ambiente de imersão tecnológica, a intenção de manter, por 15 dias, a plataforma do Twizy no Tecpar é avaliar como a empresa pode participar, direta ou indiretamente, na cadeia produtiva dos veículos elétricos.

Uma das possibilidades é que o Tecpar desenvolva programas de certificações dos eletropostos e de baterias dos veículos, segundo Rodrigues. ?A plataforma de desenvolvimento disponibilizada pela Renault serve como ignitor de pesquisas e faz com que nossos colaboradores possam estar imersos no ambiente de desenvolvimento e inovação na cadeia de veículos elétricos?, salienta o diretor de Indústria e Inovação do Tecpar.

Fonte: Portal Tecpar

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube