Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Caoa compra 50% da chinesa Chery e anuncia investimento de até US$ 2 bilhões no Brasil nos próximos 5 anos

Publicado em 13/11/2017

A parceria usará o Brasil como base de exportação para toda a América Latina

Fonte: Época Negócios

A Caoa Chery e a fabricante chinesa de veículos anunciaram neste sábado o lançamento da Caoa Chery, que chamaram de montadora 100% nacional, que fará um investimento de até US$ 2 bilhões nos próximos cinco anos.

Em comunicado conjunto, as companhias afirmaram que a montadora, que agora será chamado de Caoa Chery, usará o Brasil como base de exportação para toda a América Latina, a partir das unidades do grupo em Anápolis (GO), e Jacareí (SP), onde ficava a antiga fábrica da Chery.

"A China está migrando de manufatureira para desenvolvedora de tecnologias e marcas próprias. A visão da Chery é de buscar cooperações internacionais e parcerias para crescer e ganhar competitividade global e o Brasil é um país estratégico para alavancar tal crescimento", diz trecho do comunicado.

Segundo a Caoa, a parceria com a Hyundai e com outras marcas não serão afetadas pelo anúncio deste sábado.

"Da parte da Caoa, o acordo possibilitará a introdução de novas tecnologias, além do desenvolvimento de novos produtos", disse o presidente da Caoa, Mauro Correia, no comunicado.

O anúncio marca outro capítulo da retomada de investimentos do setor automotivo no Brasil, que mostra os primeiros sinais de recuperação após sucessivos anos de forte queda. A expectativa da associação de montadoras Anfavea é de alta de 7,4% nas vendas de automóveis e comerciais leves.

Em setembro, a marca sul-coreana de veículos Ssangyong havia anunciado que voltaria a vender no Brasil em 2018, em parceria com a brasileira Venko Motors.

Os movimentos acontecem às vésperas do fim do regime automotivo Inovar Auto, sancionado pelo governo federal em 2012, que elevou o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos veículos importados em 30 pontos percentuais

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube