Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

SmartCity Business: Carros inteligentes desafiam mobilidade urbana

Publicado em 06/04/2016

Representantes de montadoras, planejamento urbano municipal e fornecedores de tecnologia participaram do debate

Por: Aline Bortoluzzi – Observatórios SESI/SENAI/IEL

O Congresso Smart City Business 2016, realizado de 28 à 30 de março, em Curitiba, trouxe diversos temas ligados à tendência das cidades inteligentes e inovadoras. O tema mobilidade não poderia faltar no radar dos participantes. A equipe técnica dos Observatórios esteve presente e acompanhou as discussões do painel "O papel do carro conectado como principal dispositivo móvel das Smart Cities". O evento possibilitou monitoramento da "Variável 20 - Social: Perfil do Consumidor", do estudo que orienta os trabalhos da Articulação do Setor Automotivo.

Smart Cities

O painel trouxe à tona, opiniões divergentes sobre o tema. Enquanto Ayrton Amaral, responsável pela área de mobilidade na Volvo, apresentou os comandos inteligentes e tecnologias desenvolvidas e utilizadas pela montadoras em seus carros e ônibus, em contraponto, Roberto Gregório Jr., presidente da Urbs, discordava. No ponto de vista da Urbs, o fator essencial para essa conectividade das cidades, converge cada vez mais para o transporte público.

Flávio Lima, responsável por assuntos de Inovação na Renault, enfatizou que, por mais que os carros elétricos e outras opções de maior economia constituam o projeto de base da montadora, isso não seria a solução. Tampouco o transporte público está preparado. Para ele, deve haver uma integração entre esses diversos modais. Flávio também compartilhou a dificuldade de mudança no comportamento do consumidor, acostumado a ter um veículo com intuito de propriedade, a migrar para a busca de um veículo que ofereça mobilidade, economia, que seja conectado com o motorista, entre outras vantagens.

Essas parcerias entre as instituições já vêm acontecendo, por exemplo, com as duas montadoras presentes no Painel, Volvo e Renault, no que diz respeito à testes e utilização de carros e ônibus disponibilizados a diversos serviços públicos da prefeitura, como os carros elétricos e os ônibus híbridos, por exemplo. A Urbs também apresentou na ocasião, seu Projeto Ecoelétrico de compartilhamento de carros, em parceria com a Renault.

Também estiveram presentes neste Painel, representantes da Tim e da SAP, empresas fornecedoras de tecnologias e softwares para mobilidade e conectividade. Para mais informações sobre o evento, acesse a matéria da Gazeta do Povo, aqui.

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube