Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Retrospectiva da Articulação do Setor Automotivo - Observatórios

Publicado em 03/12/2015

Saiba mais sobre nossas principais ações de 2015

Ao longo de 2015, a equipe técnica do Setor Automotivo dos Observatórios, juntamente com os Grupos de Trabalho, realizaram diversas ações estratégicas para atender às principais demandas do Setor.

Realizamos o Monitoramento de Cenários da Indústria Automotiva, de acordo com as 24 variáveis da Publicação que guia o nosso trabalho. O mesmo será apresentado no início de 2016 para o Comitê Gestor do Setor Automotivo.Também guiada por esta publicação, a Articulação Setorial mantêm Grupos de Trabalhos que reúnem profissionais da indústria, técnicos do Sistema FIEP, pesquisadores e demais interessados.

Grupo de Trabalho: Cadeia de Fornecedores do Setor Automotivo

Embasado na Variável 8 – “Cadeia de Suprimentos”, o GT focou, durante o ano, em ações para regionalização e adensamento dos diversos elos desta cadeia, fomentando o desenvolvimento sustentável e aumentando a competitividade das empresas do estado.

No mês de julho, com apoio do Sindimetal/PR, Sindipeças/PR e Simpep, este GT organizou o II Autopeças Paraná Summit com foco em peças e componentes plásticos. Na ocasião, cerca de cinquenta pessoas estiveram presentes, representadas por nove indústrias do setor. Em outubro, o III Autopeças Paraná Summit segmentou o evento para Metal-Mecânico: usinados, forjados e fundidos, porém, o convite abrangia as diversas empresas de suprimentos. Nesta edição, estiveram presentes cerca de sessenta pessoas, representadas por vinte e três empresas do setor.

III Autopeças PR Summit

Exposição

O formato das duas edições possibilitou, após apresentação de temas pertinentes para o setor, que as empresas presentes expusessem seus produtos e catálogos em mesas identificadas por empresa, na rodada de interação.

De acordo com a avaliação dos participantes, os encontros possibilitaram networking, cooperação entre as partes envolvidas, desenvolvimento de novos fornecedores, de negócios e parcerias. As atividades também foram apoiadas pelas instituições Agência Paraná de Desenvolvimento e Fomento Paraná.

 Grupo de Trabalho: Graduação em Engenharia Automotiva – UFPR

O GT priorizou o planejamento e estruturação dos futuros laboratórios da Graduação, estudando como modelo, um panorama mundial dos laboratórios utilizados pela indústria automotiva. Para verificar o real interesse da indústria automotiva paranaense, em âmbito qualitativo e quantitativo em necessidade de se utilizar os futuros laboratórios de testes, foi montado o questionário - “Interesse da Indústria Automotiva para laboratórios/testes”, que será lançado no início de 2016.

Nas discussões deste GT , introduziu-se o tema: Indústria 4.0. Hoje, países em desenvolvimento como o Brasil, estão aos poucos, convergindo suas indústrias para essa tendência. A partir dessa necessidade, foi realizado em 26 de outubro, em Curitiba, o Workshop: Indústria 4.0 e Fábrica Digital, com os especialistas da Siemens e Volkswagen.

 4.0

Os especialistas destacaram que, apesar do grande valor investido neste tipo de reformulação de uma fábrica, o retorno é altamente benéfico. Com tecnologias como, por exemplo, simulação com realidade aumentada e tour virtual dentro fábricas, é possível identificar e corrigir falhas previamente. Na mesma linha, a necessidade de parceria com universidades para estudos relacionados à gaps de tecnologia e também constituição dos laboratórios deste curso, que almeja parceria entre Universidade-Indústria, seguindo a tendênca 4.0.

Grupo de Trabalho – Educação Corporativa – Diversidade e Inclusão de PcD

Atendendo à Variável 19, “Mão-de-obra qualificada”, dois GTs reúnem profissionais de Recursos Humanos e outros interessados. Os temas em andamento são : diversidade e retenção de talentos, reabilitação, Programa eSocial, Projeto de Lei 4.330 – Terceirização, qualidade de vida do trabalhador entre outros.Um ciclo de apresentações a cerca dos temas acima foi realizado durante o ano, onde figuraram especialistas do Sesi,  INSS, Secretaria da Pessoa com Deficiência e outras consultorias.

Em 30 de setembro, foi realizado, no Senai Boqueirão, o Talk Show Automotivo – Perfis Profissionais para o Futuro. Após a apresentação do estudo por Marília de Souza, gerente dos Observatórios Fiep/Sesi/Senai/IEL, os especialistas constituíram um painel de discussões instigado por perguntas da plateia. Entre os especialistas, estavam profissionais da área de Recursos Humanos, tecnologia, indústria, formação e educação.

Perfis profissionais

As reflexões puderam levar o público à idealização, em linhas gerais, do perfil profissional exigido atualmente e futuramente. Houve consenso de que a formação deste, deve-se à ação conjunta entre empresas, universidades, centros de pesquisa, escolas técnicas e sociedade. A tendência da Indústria 4.0 também esteve presente nas discussões, a qual exige um profissional com cada vez mais competências em multiáreas.

Comitê Gestor do Setor Automotivo - RMC

Em 19 de novembro, na oportunidade de entrega de resultados do ano e deliberações para as próximas ações, houve o 12° Encontro do Comitê Gestor do Setor Automotivo.  Estiveram presentes as principais lideranças da indústria automotiva do estado, empresas como Renault, DAF, KYB Mando, Kabel, Caterpillar, CNH Industrial, Hubner, Gestamp, entre outros . Os presentes trouxeram em pauta, a atual situação de suas respectivas empresas e indicaram à equipe de Articulação e ao quadro de diretoria da Fiep quais as próximas ações deveriam ser realizadas como apoio à situação crítica em que se encontra este setor.

Comitê Gestor

Acompanhe neste Blog Setorial, os trabalhos do Setor Automotivo dos Observatórios.

Consulte a Agenda 2016 via email: observatorios.setorautomotivo@fiepr.org.br 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube