Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

WEConnect International - Brasil

Publicado em 22/04/2015

A Organização trabalha pela diversidade e inclusão de mulheres na cadeia de suprimentos das empresas.

Fonte: Portal WEConnect International

Em alinhamento com o Grupo de Discussão “Diversidade e Inclusão – Legislação”, demandado através da “Variável 19 – Social: mão-de-obra qualificada”, do estudo que rege o trabalho de articulação do Setor Automotivo, a WEConnect Intercional Brasil é, hoje, uma instituição parceira da FIEP.

Valorizar a diversidade e a inclusão global de mulheres na cadeia de suprimentos é a principal missão da WEConnect International, organização sem fins lucrativos criada em 2009, em Washington, DC. A iniciativa partiu de um grupo de grandes corporações interessadas em implementar políticas de inclusão de mulheres na cadeia de suprimentos, mas não conseguiam encontrar empreendedoras que cumprissem determinados critérios, criando-se, assim, a necessidade de formar uma base de fornecedoras. No Brasil, o programa teve início em abril de 2014, com respaldo financeiro da Fundação Rockfeller e Conselho Consultivo no Brasil composto por membros da IBM, Accenture, Cummins e ExxonMobil.

“Uma das principais dificuldades que enfrentamos é o acesso ao mercado. De um lado, ajudamos as pequenas e médias empresas a encontrar as pessoas certas dentro de uma grande organização para fazer negócios. Do outro, auxiliamos as grandes empresas a se conectarem a mulheres empreendedoras, promovendo a diversidade na cadeia de suprimentos”, explica Jennifer Iverson, diretora do programa da WEConnect International no Brasil.

De acordo com Iverson, seu trabalho é favorecer os dois lados, estimulando as mulheres que comandam seus negócios a obter uma certificação junto à WEConnect International no Brasil para que cheguem às grandes empresas de forma mais qualificada. A empresa interessada precisa se inscrever via Internet para dar início ao processo. Realiza-se uma análise da documentação da empresa para a devida comprovação de que é liderada por mulheres, bem como visita presencial à sede da empresa. As taxas são anuais e, a cada três anos, a WEConnect International faz nova visita presencial.

“As grandes empresas buscam parcerias com empresas flexíveis, que possam oferecer atendimento personalizado, dando conta de demandas específicas e com todo o comprometimento. Estar próximo a mulheres que lideram empresas de menor porte promove esse tipo de benefício”, explica Jennifer. Além disso, estudos mostram que as mulheres como empresárias são responsáveis por apenas 1% do total de compras de corporações e governos por ano, em todo o mundo. “As grandes empresas têm interesse em incluir essas mulheres em sua cadeia de suprimentos, estar próximas delas, pois têm muito a contribuir. E nós estamos aqui para uni-las”, diz.

Além desse acesso a grandes corporações, o programa da WEConnect International oferece visibilidade, ações de networking e troca de conhecimento, possibilitando o crescimento e desenvolvimento institucional das empresas certificadas. São formas de se diferenciarem, demonstrando qualidade e condições para, de fato, serem incluídas no mercado global e, em última análise, contribuir para o desenvolvimento da economia como um todo.

WEConnect International auxilia grandes empresas na busca por fornecedoras de qualidade

Diversos estudos apontam que, nos últimos anos, as mulheres ganharam espaços expressivos no mercado de trabalho, na política e na vida social. O empreendedorismo feminino aqui no Brasil vem crescendo em consequência desse cenário, e ter o próprio negócio passa a ser uma estratégia de vida, mais do que ter uma ocupação ou um meio apenas para ganhar dinheiro.

Um dado que reflete esse cenário de empoderamento das mulheres diz respeito à escolarização. O tempo médio de estudos das mulheres é de 8,8 anos, enquanto o dos homens é de 7,2 anos. Elas estão também assumindo, cada vez mais, as responsabilidades financeiras do lar. “No Brasil, em dez anos, quadruplicou o percentual de mulheres que são chefes de família, ou seja, principais responsáveis pelo sustento da casa”, afirma César da Cruz Santos, gerente sênior de compras da IBM para a América Latina e membro do Conselho Consultivo da WEConnect International no Brasil.

Apesar da evolução da mulher no mundo do trabalho, e embora tenha adquirido mais instrução, ainda há muito a ser feito na luta por seu espaço nos negócios. De acordo com Santos, ao fazer parte de uma organização como a WEConnect International, a IBM fortalece seu objetivo de defender uma estrutura que ofereça oportunidades econômicas para grupos de diversidade que tradicionalmente não possuem força no país onde operam, como no Brasil. A certificação fornecida pela WEConnect International, pondera, garante às grandes organizações uma fonte de fornecedoras previamente qualificadas, trazendo segurança e praticidade no seu processo de seleção.

Além disso, ao comprar desse grupo de fornecedoras que tem as mulheres como protagonistas, a IBM ganha a possibilidade de ouvir novas ideias, aplicar diferentes abordagens, com acesso a soluções de qualidade que contemplem as necessidades dos clientes. “Organizações como a WEConnect International favorecem a captação e o desenvolvimento de fornecedoras que possam entregar qualidade e inovação à IBM, estimulando os negócios e a economia”, garante Santos.

Contato: JIverson@weconnectinternational.org

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube