Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Inclusão nas indústrias do Paraná

Publicado em 01/09/2014

No Paraná, o Sesi realiza consultoria para a gestão da inclusão da pessoa com deficiência, atendendo empresas de diversos segmentos.

Fonte: Regiane Ruivo Maturo, para Revista Nacional de Reabilitação Reação

No Paraná, o Serviço Social da Indústria - SESI - realiza consultoria com foco na gestão da inclusão da pessoa com deficiência, atendendo empresas, com 100 ou mais empregados, de diversos segmentos como: alimentos e bebidas, embalagens, montadoras, construção civil, entre outros. “O SESI estruturou uma metodologia para atendimento à demanda das indústrias no processo de inclusão e tem o desafio de ir além do cumprimento da legislação vigente, pois acredita no desenvolvimento de uma cultura organizacional inclusiva alinhada à sustentabilidade dos negócios”, explica Sonia Beraldi de Magalhães, Gerente de Responsabilidade Social do SESI-PR.

O SESI-PR coordenou junto ao Departamento Nacional do SESI, em Brasília/DF, a estruturação de uma metodologia nacional, articulando a experiência do SESI em outros estados em parceria com Marta Gil, consultora contratada para a manualização das publicações.

A metodologia é composta por manuais sendo: um com todas as etapas do processo entendidas como comportamentais, que vão desde o levantamento da demanda até a realização das ações dentro da indústria, e um manual passo a passo sobre a verificação dos critérios de acessibilidade e mapeamento de postos de trabalho, além de uma publicação técnica, com artigos, leis, e sites sobre o tema, sendo estes três materiais para uso interno dos consultores(as) do SESI.

Para as indústrias, foi elaborada uma cartilha no estilo “faça você mesmo”, com todas as orientações para iniciar o processo de inclusão.

A metodologia compreende diversas etapas que são apresentadas e discutidas com cada cliente, buscando-se um atendimento customizado de acordo com cada realidade e momento do processo de inclusão vivenciado pela empresa.

Abaixo a representação gráfica das etapas da metodologia: 

Metodologia Sesi Senai inclusão

Desde maio de 2014, quando aconteceu em Curitiba/PR a capacitação dos técnicos(as) do SESI e SENAI de todo o Brasil, a metodologia passou a ser integrada visando um atendimento amplo das demandas da indústria para a inclusão, além de manter o mesmo padrão de atendimento em todo território nacional.

Entendemos que o processo de inclusão deve estar alinhado com a direção das empresas, para que faça parte da estratégia organizacional e não seja visto como “mais um programa” da área de Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional. Este posicionamento é fundamental para o sucesso de um programa de inclusão, assim como para o desenvolvimento de um novo cenário de valorização da diversidade humana como um diferencial na gestão de pessoas e dos negócios, agregando valor, visibilidade à marca reduzindo a vulnerabilidade legal.

Outra importante ação desenvolvida pelo SESI-PR na área da inclusão é o REATIBA - Reabilitação, Inclusão e Tecnologia, um evento realizado pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial – CPCE que acontece todos os anos desde 2008, sempre abordando aspectos conceituais e práticos da inclusão, assim como os temas mais recentes e relevantes para a comunidade industrial e sociedade em geral. Pelo REATIBA já passaram pessoas representativas do cenário nacional, como: Flávia Cintra, Marcelo Yuka, Romeu Sassaki, José Carlos do Carmo (Dr. Kal), Clemente (Espaço da Cidadania), entre outros. Diversos “cases” de grandes empresas, como: VOLVO e BRF, já foram apresentados e debatidos nesses eventos. Em 2014 o 7º REATIBA acontecerá no dia 24 de setembro na Federação das Indústrias do estado do Paraná (FIEP), em Curitiba/PR, na semana em que se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Inclusão e inovação caminham juntas no SESI-PR, com o desenvolvimento de um software para avaliar as condições de acessibilidade e as deficiências compatíveis aos postos de trabalho da indústria. “O software - Indústria Acessível - trouxe agilidade e rapidez ao processo, sendo que as informações coletadas em campo via smartphone, são sincronizadas entre plataformas web e mobile, sem a necessidade de transferência manual das anotações”, conforme explica Agnaldo Adélio Eduardo, Engenheiro de Segurança do Trabalho, responsável pelo desenvolvimento do projeto em parceria com a empresa BRF S/A.

Todas as ações desenvolvidas no Paraná têm amplo apoio e incentivo de José Antonio Fares, Superintendente do SESI-PR, que entende que: “a Metodologia SESI/SENAI de gestão e qualificação profissional para inclusão da Pessoa com Deficiência é uma importante contribuição do SESI para uma indústria inclusiva e comprometida com o desenvolvimento social”.

* Regiane Ruivo Maturo é psicóloga formada pela UFPR, Pós- Graduada em Desenvolvimento do Potencial Humano nas Organizações pela PUC Campinas/SP, Certificação Internacional em Competência em Ergonomia para a Indústria pelo CNAM - Conservatorie National des Artes et Métiers da França e UFRJ, coautora do livro Gestão de RH por Competências e a Empregabilidade – Papirus Editora 2005. Possui trabalhos de inclusão desenvolvidos em grandes empresas. É Coordenadora do Programa Gestão da Inclusão na Indústria do SESI Paraná, coordenadora pedagógica e docente do curso de extensão em Diversidade e Inclusão da Escola de Gestão da FIEP, membro da comissão organizadora do REATIBA e membro do CVI (Centro de Vida Independente) de Curitiba/PR e Região Metropolitana.

E-mail: regiane.maturo@sesipr.org.br

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube