Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Pneus made in Amazonas

Publicado em 31/03/2014

O Amazonas está despertando interesse da primeira fabricante de pneu do mundo, a japonesa Dunlop, que pretende instalar uma fábrica no Estado até cinco anos

Fonte: Florêncio Mesquita para A Crítica

A primeira marca de pneus do mundo, a japonesa Dunlop, pretende excetuar  metas ousadas de expansão para o Brasil, com destaque para o Norte, apenas um ano após instalar sua matriz brasileira, em Curitiba (PR). Só em Manaus são cinco lojas lideradas pela Pneu Forte, representante da Dunlop na região. A empresa vai construir novas fábricas em outros Estados considerados estratégicos para o fortalecimento da marca até 2020 e o Amazonas está entre os mais observados. Cada fábrica vai gerar mil novos empregos diretos, além de centenas indiretos, segundo diretores da empresa.

Os gestores da multinacional estiveram em Manaus, no último dia 20, para conhecer as novas instalações da sexta loja da Pneu Forte que está prestes ser inaugurada, mas cuja localização ainda é mantida em segredo, como estratégia comercial.

De acordo com o gerente comercial e de marketing da Dunlop, no Brasil, Renato Baroli, a empresa quer ser líder do mercado e segue atrás da meta impulsionada pelos bons resultados obtidos em um ano de operação no País. "É um desafio crescer muito mais, porém é algo possível e, inclusive, em algumas linhas estamos iguais aos nossos concorrentes que estão no mercado brasileiro há muito mais tempo. É importante dizer que nossa fábrica não é nenhuma empresa que foi desativada em outro lugar do mundo e trazida para cá. Ela é completamente nova com um investimento de R$ 750 milhões e são os equipamentos de última geração que dão a alta qualidade dos nossos produtos”, disse.

Até 2012, existiam cinco grandes fabricantes de pneus no País que dominavam a preferência dos consumidores. A disputa ficou mais acirrada com a instalação da Dunlop, apesar de seus produtos estarem no Brasil há vários anos, por meio de importação da matriz no Japão.

Embora seja a mais nova, ou a “caçula” como Baroli prefere dizer, a Dunlop mostrou para as concorrentes que é competitiva e que seus produtos tem qualidade ao conquistar 5,5% do mercado nacional na produção e venda de pneus de passeio e 4,4% dos pneus de carga, o que inclui pequenos veículos utilitários e vãs. Em Manaus, a Dunlop está entre as três principais líderes do mercado, sendo que a Pneu Forte distribui os produtos para os Estados do Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, Pará, além do interior do Amazonas. A representante vai inaugurar mais uma loja no dia 15 de maio, em Belém.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube