Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

SAE Brasil discute desenvolvimento do diesel de cana

Publicado em 29/08/2013

Para avaliar e discutir o cenário de mercado de motores e combustíveis alternativos, está sendo realizado nesta quarta-feira, dia 28, em Curitiba, o 10º Fórum SAE Brasil de Tecnologia e Motores Diesel.

O encontro segue até esta quinta-feira, dia 29, na Expo Unimed Curitiba (rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido). A grade do fórum terá painéis com os temas "Economia e Mercado", "Combustíveis e Emissões" e "Carro Diesel - venda esta solução", "Eficiência Energética", em que especialistas do setor apresentarão sugestões, perspectivas e o atual patamar de desenvolvimento do motor Diesel.

Promovida pela Seção Regional Paraná e Santa Catarina da SAE Brasil, o fórum conta com uma grade de painéis especialmente planejada para apresentar ao público especializado tudo o que cerca o mercado Diesel, inclusive os tipos de combustíveis disponíveis. Haverá, ainda, exposição de aplicações de motores Diesel e oportunidade para a ampliação do networking com expoentes do setor.

O coordenador comercial de Combustíveis da Amyris Brasil, Guilherme Gaspar, irá discutir quais os fatores de sucesso necessários para consolidação do diesel de cana como solução alternativa ao diesel convencional (fóssil) para as frotas metropolitanas, em painel na quinta-feira, às 14h30.

De acordo com Gaspar, o diesel de cana não é apenas mais um combustível renovável, ele vai além dos biocombustíveis disponíveis no mercado, pois sua performance é superior até mesmo a do combustível fóssil que poderá substituir. "Essa diferença é evidenciada pelas suas características, como alta pureza, número de Cetano, estabilidade no armazenamento e seu ótimo comportamento em temperaturas mais frias", explica.

Segundo o especialista, no médio e longo prazo as perspectivas do uso desse combustível são extremamente positivas, visto que a sociedade está amadurecendo e compreendendo de modo mais acurado o papel dos biocombustíveis no aumento da sustentabilidade. "O diesel de cana ganha cada vez mais importância, não apenas por possibilitar um meio de transporte mais sustentável, sem investimentos em adaptação da tecnologia atual, mas por ser uma alternativa estratégica para a redução da dependência de petróleo importado", argumenta.

De acordo com Renato Mastrobuono, chairman do fórum e diretor de Seções Regionais da SAE Brasil, o Fórum Diesel vai mostrar e debater a situação do mercado e o patamar de desenvolvimento dos motores Diesel. "Queremos derrubar todas as inverdades que envolvem esta tecnologia. Vamos apontar a sua importância como ferramenta de crescimento da economia brasileira", explica o engenheiro.

Fonte: Economia SC

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube