Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Anfavea defende engenharia automotiva no Brasil

Publicado em 23/08/2013

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, afirmou na manhã desta quinta-feira, 22, que o descolamento entre produtividade e custo da mão de obra fez com que o País perdesse espaço no mercado mundial.

Por isso, Moan defendeu a necessidade de desenvolvimento da engenharia automotiva no Brasil. "O grande desafio do Inovar-Auto, além de trazer produtividade para a indústria brasileira, é incentivar a engenharia automotiva", disse, na abertura do Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, em São Paulo.

Moan ressaltou que a Anfavea decidiu participar também do programa Inovar-Peças. O Inovar-Auto é o Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores, adotado pelo governo federal com o objetivo de estimular o investimento na indústria automobilística nacional. Já o Inovar-Peças vem sendo negociado nos mesmos moldes com a intenção de ampliar a competitividade do segmento de componentes automotivos no País.

Segundo ele, há empresas de autopeças que não conseguem produzir diante de novas metas. Por isso, ele afirmou que é interessante identificar as peças que, na soma de consumo de todas as montadoras, têm escala para serem produzidas no Brasil. "Nas conversas com o governo, a decisão é de produzir no Brasil. Mas para produzir no Brasil nós precisamos de um setor de autopeças forte", disse.
Carros híbridos - Moan afirmou também que a instituição entregou ao governo federal uma proposta de "introdução de veículos híbridos e elétricos no Brasil". Ele ressaltou que o País não pode "cometer o erro" de proibir a importação desses veículos e tirar a possibilidade de experimentar a tecnologia.

O presidente da Anfavea comentou ainda que os veículos dessa categoria são uma tendência no mundo e defendeu que o País seja um campo de pesquisa da utilização do etanol na tecnologia de célula de combustível. "Qual será o market share de um veículo híbrido? Ninguém sabe hoje. De um veículo elétrico? Ninguém sabe. Mas está crescendo", afirmou.

Fonte: Beatriz Bulla, Agência Estado

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube