Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Lucro da General Motors despenca

Publicado em 05/11/2012

Europa puxou retração de 40,2% entre janeiro e setembro para US$ 5,10 bilhões

A General Motors teve expressiva retração de 40,2% no lucro líquido entre janeiro e setembro de 2012 na comparação com o mesmo intervalo do ano passado, para US$ 5,10 bilhões. A queda foi puxada pelas perdas registradas na Europa, onde a empresa aprofundou o seu prejuízo operacional, que passou de US$ 185 milhões para US$ 1,09 bilhão.

A produção da empresa na região sofreu tombo sifnificativo de 23,6%, para 718 mil veículos. As vendas acompanharam a retração do mercado e diminuíram 7,3%, para 1,23 milhão de unidades com as marcas Opel e Chevrolet. Com isso, a empresa garantiu participação de 8,5% nas vendas na Europa, perdendo 0,3 ponto porcentual sobre o ano passado.

O resultado negativo na região puxou para baixo o lucro operacional da companhia, que teve decréscimo de 8,6% para US$ 6,93 bilhões. As receitas tiveram leve crescimento de 0,6%, para US$ 112,94 bilhões. Nesse total, a divisão de serviços financeiros contribuiu com US$ 1,43 bilhão e a automotiva com US$ 111,51 bilhões.

Em comunicado distribuído aos investidores, Dan Akerson, CEO da organização, reconhece que há muito trabalho a ser feito, principalmente na Europa, e comemora as realizações em outras regiões. "Vamos manter a nossa ofensiva na área de produtos com o Chevrolet Onix, Opel Mokka e Cadillac ATS, e continuar a reduzir sistematicamente os riscos do nosso negócio."

A General Motors perdeu pequena parcela de 0,4 ponto porcentual em sua participação global entre janeiro e setembro, para 11,5%. Apesar disso, houve aumento de 2,5% no volume de veículos vendidos, para 6,95 milhões de unidades em todo o mundo.

A empresa registrou retração de 1,5% nas vendas da operação sul-americana, para 787 mil unidades. A queda pode ser reflexo da intensa renovação do portfólio. No Brasil foram lançados o Cruze Sport6, Spin, Sonic, Cobalt 1.8 e S10 no período. Nesse cenário, a GM América do Sul também perdeu participação de mercado, com redução de 0,8 ponto para 18,1%.

A GMIO, que engloba mercados da Ásia, Oceania e África, teve alta de 8,6% nas vendas, para 2,64 milhões de veículos. O resultado não inclui os volumes comercializados pelas joint ventures que a General Motors tem nessas regiões. As parcerias da empresa na China agregam mais de 2 milhões de unidades. Já a aliança da empresa na Índia vendeu 64 mil unidades no período.

Na América do Norte houve incremento de 3,6% nos volumes, para 2,28 milhões de emplacamentos. O aumento, no entanto, não reflete no market share, que encolheu 1,7 ponto porcentual, para 17%.

Fonte: Automotive Business

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube