Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Indústria de autopeças muda para crescer

Publicado em 24/09/2012

Para fugir dos altos e baixos do setor automotivo, empresas do segmento de autopeças tentam diversificar seu portfólio.

Especialistas do ramo comentam que, apesar de o movimento não configurar uma tendência, a diversificação de produtos pode se intensificar nos próximos anos.
Carlos Storniolo, diretor-geral da Schrader no Brasil, entende que a abertura de novos mercados será determinante para o sucesso das companhias de autopeças neste período desfavorável para o setor automotivo.

Ele explica que, a cada cinco ou seis anos, os rumos do mercado mudam, e que apesar das medidas do governo para estimular a venda de veículos novos, o recente incremento na comercialização de automóveis ainda não é confiável. "Estamos entrando no segmento de compressores de ar para que nos próximos anos consigamos absorver as variações do mercado", afirma o executivo.

Storniolo prevê que as receitas do novo mercado devem representar 15% do faturamento da companhia no Brasil até 2017. "É uma estratégia agressiva. Hoje somos completamente dependentes do setor automotivo, o que ocasionou uma quase estagnação da companhia nos últimos cinco anos", afirma.

Caso semelhante é o da Mann, tradicional fabricante de filtros que abre caminho para o tratamento de água para indústrias. A multinacional concluiu a aquisição da Fluid Brasil como parte essencial da estratégia para atuar neste segmento.

Não raro, companhias especializadas no ramo de veículos leves usam sua expertise para trabalhar no segmento de veículos pesados, como caminhões, ônibus e máquinas agrícolas. O principal exemplo é da Monroe, fabricante de amortecedores, que hoje exerce grande influência no segmento agrícola.

Marcelo Cioffi, sócio da consultoria PriceWaterhouse Coopers, comenta que é comum no segmento automotivo empresas que migram para outros ramos dentro do próprio setor. "O mais normal é um fabricante de freios de carros começar a produzir para motocicletas. Essas companhias são diversificadas por natureza. Por outro lado, mudar totalmente de segmento ainda é algo recente, mas que está acontecendo", afirma Cioffi.

Fonte: Brasil Econômico

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube