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Pesquisa sobre consumo de orgânicos aponta que 15% da população consome produtos do gênero

Publicado em 13/06/2017

A região Sul registra o dobro do consumo nacional, apurou a inédita pesquisa nacional com consumidores de orgânicos da Organis - Conselho Brasileiro de Produção Orgânica e Sustentável.

Os dados da primeira pesquisa nacional realizada pela Market Analisys com 905 consumidores de orgânicos foram fornecidos no dia 7 de junho na BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH – Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia, que ocorreu entre os dias 7 a 10 na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo.

clique para ampliarBIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH 2017 (Foto: Divulgação/BioBrazilFair)

Adultos com idades entre 18 e 69 anos, das capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Recife, Porto Alegre e Goiânia representam 15% da população urbana consumidora de produtos orgânicos, especialmente a região Sul, com o dobro do consumo nacional.

Verduras, legumes e frutas são os alimentos mais consumidos, no entanto há disposição de introduzir outros produtos orgânicos nos hábitos de consumo – exemplo disso é que nas feiras abertas hoje há 1.200 produtos e serviços à disposição do público.

O mercado de produtos orgânicos é um dos que mais crescem no Brasil. O setor ganhou impulso depois da regulamentação em 2011 – que instituiu a obrigatoriedade de certificação e um selo de garantia para orientar o consumidor – e vem crescendo a taxas significativas desde então. Em 2016, o faturamento chegou a R$ 3 bilhões, um crescimento de 20% sobre o ano anterior (Fonte: Organis - Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável).

A pesquisa aponta que não existe uma marca forte que represente o setor de orgânicos e a percepção do consumidor é para marcas que aparecem mais na mídia e nas gôndolas dos supermercados, ponto de venda mais relevante. De acordo com o apurado, a maior barreira para o consumo aumentar é o preço e maior clareza sobre os benefícios desses produtos e a aplicação da certificação.

Prova de que há espaço para crescer nesse mercado é que 25% da população não estão interessados em mudar o hábito de consumo do convencional para o orgânico. 

Outras informações da pesquisa

Quando há mais de uma marca de produto orgânico disponível, o preço é o principal fator decisivo de compra.
Qual é o principal motivo para você não consumir produtos orgânicos atualmente? Respostas: falta de preços acessíveis (41%), falta de interesse (14%) falta de lugares próximos (12%) e falta de conhecimento (7%) predominantemente. “Precisávamos ter um perfil por região, com consumo, costumes e percepção do consumidor de orgânicos“, diz Ming Liu, responsável pela pesquisa. “Se há cerca de 600 feiras orgânicas mapeadas no Brasil e a cada ano o crescimento do setor chega a 20%, temos potencial de aumento de consumo”, diz ele.

Segmentação

O crescente desenvolvimento da produção orgânica brasileira – que vai muito além dos frutas, verduras e legumes in natura – se reflete na segmentação dos expositores dentro da BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA:

Bio Alimentos: carnes; sucos e bebida; leites, laticínios e ovos; frutas, verduras e legumes; pães, massas, bolos e biscoitos; mel e derivados; chocolates; café; alimentos orgânicos in natura e congelados em geral;

Bio Cosméticos: aromas e essências, cremes, shampoos, sabonetes, tônicos e matérias-primas;

Bio Moda: biojoias, confecções, tecidos e acessórios; e 

Bio Produção e Serviços: insumos e fertilizantes, equipamentos e máquinas, certificadoras, consultorias, editorias e embalagens.

Acesse o site da BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e confira os participantes e lançamentos que foram apresentados durante os quatro dias do evento.

Articulação da Rota Agroalimentar

“Criar campanhas de valorização de produtos certificados” é uma das ações presentes na visão de futuro que prevê o Paraná Referência em Produtos Orgânicos, do  Roadmapping da Indústria Agroalimentar.

Alguns dos expositores são participantes das atividades da Articulação da Rota Agroalimentar e integrantes ativos do Grupo de Trabalho de Alimentos Orgânicos, que discute as ações previstas nessa visão de Futuro dentre eles a Jasmine, Cativa Natureza, Tecpar Cert, Organis, Sebrae PR (presente com empresas do Selo Alimentos do PR), Verde Brasil Orgânicos, Supraervas, dentre outas.

Vale ressaltar que os trabalhos desenvolvidos pelos Observatórios SESI/ SENAI/ IEL são embasados na metodologia de prospectiva estratégica que preconiza a construção coletiva do futuro desejado.

Desta forma, é essencial que para o sucesso dos trabalhos os diversos segmentos da sociedade (academia, indústria, associações de classe, governo, etc.) estejam envolvidos para garantir que todos os interesses sejam abarcados nos resultados.

Pesquisadores, empresas e instituições interessadas em colaborar neste processo de articulação podem entrar em contato com a equipe através do e-mail:  observatorios.rota.agroalimentar@fiepr.org.br ou com Bruna Lunardi - Telefone: 41 3271-7441

Fonte: Primeira Página via BioBrazilFair

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
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