Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Interação entre atores na IV Rodada Tecnológica em Alimentos

Publicado em 10/11/2015

No último dia 15 de outubro, o Sistema FIEP, por meio dos Observatórios Sesi/Senai/IEL em parceria com a sBCTA - PR e a UFPR realizaram a IV Rodada Tecnológica em Alimentos.

Alavancada pelo fator crítico de interação Universidade-Empresa, da Rota Estratégica para a Indústria Agroalimentar, a Rodada de Negócios tem por objetivo aproximar o setor produtivo e a academia.

clique para ampliarclique para ampliarAo longo do dia havia possibilidade para mais de 7 encontros personalizados, cada um com duração de 30 minutos. Onde as empresas ofereciam as demandas e os pesquisadores as ofertas em P&D&I. (Foto: Observatórios/Sesi/Senai/IEL)

Seguindo a metodologia, fez-se previamente o mapeamento de empresas e pesquisadores do setor, os quais num segundo momento foram mobilizados a participar da Rodada. Ao longo do dia havia possibilidade de cada empresa e pesquisadores realizarem até 7 encontros personalizados, cada um com duração de 30 minutos, com o objetivo de apresentar-se as demandas e ofertas em P&D&I e verificar a possibilidade de projetos futuros em conjunto.

Os encontros foram pré-agendados, levando-se em conta as respectivas áreas de interesse das empresas e de atuação dos pesquisadores, com o objetivo de preparar agendamentos com o máximo de afinidade temática.

Foram realizados 135 encontros nesta IV Rodada Tecnológica em Alimentos que contou com a participação de:

  • 20 empresas de diversas regiões do Paraná:Empresas Rodada

 

  • 45 pesquisadores e instituições, do Paraná e Santa Catarina: UFPR, UTFPR, UFFS, Unicentro, UEPG, PUCPR, UNOPAR, UTP, UNIBRASIL, UFSC, TECPAR, SENAI e PEIEX.

Alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos e de Farmácia da UFPR participaram da equipe de organização do evento bem como moderadores dos encontros que aconteceram durante a tarde de trabalhos. A moderação também contou com a participação de acadêmicos da PUCPR, UTFPR e Colégio Estadual Julia Wanderley. Toda equipe recebeu um treinamento prévio ministrado pela equipe dos Observatórios Sesi/Senai/IEL.

Para os moderadores além da interação Universidade/Empresa esta atividade proporcionou grande experiência devido ao conhecimento de novos processos, áreas, pessoas e inovações tecnológicas que irão complementar a sua formação profissional.

A organização do evento está por conta do grupo de articulação, constituído por atores da academia e da indústria paranaense, que vem se reunindo periodicamente.

A IV Rodada de Negócios Tecnológica em Alimentos ocorreu na UFPR – Campus Centro Politécnico, paralela à programação do XIII ERSCTA / Feira de Inovação da Indústria Agroalimentar 2015, contou com o apoio da sbCTA-PR, da UFPR, da PUC-PR e da UTFPR-Curitiba.

Ana Carolina Heemann, Heide Extratos Vegetais, elogiou a iniciativa e salientando que participará em novas edições “tivemos oportunidade de conhecer pesquisadores e tecnologias avançadas e que estão mais próximas de nós do que pensávamos. Vamos iniciar os contatos e esperamos que rendam parcerias interessantes”. 

Para Rodrigo Heemann, também da Heide Extratos Vegetais, o evento ”foi uma ação muito bem-vinda principalmente para pequenas empresas daqui do Paraná que buscam inovações e tecnologia”.

As Rodadas de Negócios Tecnológicas também foram realizadas para outros setores, além da área de alimentos. Foram eles: Bioenergia, Biotecnologia Agrícola e Florestal, Biotecnologia Animal e Metal Mecânica.

Acompanhe os trabalhos da Articulação das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense – Roadmapping Indústria Agroalimentar e consulte a Agenda 2016 via e-mail: observatorios.rota.agroalimentar@fiepr.org.br 

Fonte: Observatórios Sesi/Senai/IEL

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube