Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Hortifruti & Foods Brasil Show 2015

Publicado em 09/07/2015

Os três dias de evento reuniram cerca de 2,4 mil pessoas em Curitiba.

A Terceira edição da Hortifruti & Foods Brasil Show 2015, foi realizada entre os dias 30 de Junho e 2 de Julho no Centro de Convenções da Fiep, em Curitiba. Evento que promoveu toda a cadeia produtiva de Alimentos e Bebidas – da produção primária de frutas, hortaliças e flores, aos alimentos transformados com segurança, qualidade e diferenciais de mercado.

Durante a abertura, autoridades, produtores e especialistas marcaram presença e enfatizaram a importância de se discutir e promover o agronegócio, um dos principais pilares econômicos do Estado.

A realização se deu pela Associação Brasileira de Centrais de Abastecimento (Abracen) em parceria com o Sebrae/PR, Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio PR),  os representantes das entidades destacaram o papel da feira como uma vitrine de grandes oportunidades de negócio para os produtores da região.

Esta edição contou com formato diferenciado, em que havia diferentes áreas temáticas de exposição de produtos e serviços institucionais.

clique para ampliarclique para ampliarCachaças na 1ª Mostra de Produtos com Indicação Geográfica (Foto: Divulgação)

1ª Mostra de Produtos com Indicação Geográfica

Cada vez mais valorizados, os registros de procedência estiveram em pauta na 1ª Mostra de Produtos com Indicação Geográfica, onde foram expostos produtos de diversas regiões do País. Dentre eles os queijos do Serro e da Canastra (MG), o camarão de Costa Negra (CE), os doces de Pelotas (RS), a cajuína do Piauí, o café do Norte Pioneiro (PR), a cachaça de Salinas (MG) e Abaíra (BA).

O Sebrae/PR apoia os produtores do setor de agronegócio na obtenção desse tipo de registro. Em 2013, o Sebrae Nacional analisou produtos paranaenses com potencial registro de IG e selecionou dez para serem trabalhados pela entidade, produtores e parceiros. Esses dez também estavam presentes durante o evento.

Produtor de erva-mate em São Mateus do Sul, Victor Silveira afirma que as características climáticas da região, de um raio de cerca de 30 quilômetros, são as melhores do mundo para o cultivo do produto. “O Rio Grande é famoso pelo consumo, mas a melhor erva é a nossa. Estamos à espera do registro de denominação de origem, que vai valorizar os cerca de mil produtores locais e atrair o interesse de turistas e consumidores”, projeta. A erva-mate de São Mateus do Sul é um dos dez produtos paranaenses em processo de obtenção de registro de indicação geográfica. 

Selo Alimentos do Paraná

Iniciativa do Sebrae/PR em parceria com a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), com apoio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o selo é um reconhecimento à qualidade dos processos de produção e de gestão empresarial para as indústrias, agroindústrias e distribuidoras de alimentos e bebidas do Estado.

clique para ampliarclique para ampliarÁrea Selo Alimentos do Paraná (Foto: Mauro Frasson)

As 22 empresas que conquistaram o Selo Alimentos do Paraná estiveram expondo seu produtos durante a HortiFruti & Foods Brasil Show 2015. 

Dentre elas estão a Quinta das Cerejeiras, Verde Brasil, Naturefibras e Presea Alimentos são participantes ativas dos Grupos de Articulação da Rota Agroalimentar. Esses grupos baseiam-se nas ações propostas por especialistas durante a elaboração do Roadmapping da Indústria Agroalimentar, como temas de discussão.

A participação do Sebrae neste Grupo, as interações e as discussões ocorridas durante os  Encontros de Trabalho, possibilitaram a parceria da Fiep no Programa Selo Alimentos do Paraná. Considerando que muitas das ações descritas nos fatores críticos Certificação, Cooperação entre atores, Marketing e Informação e Modelo de Gestão eram etapas e estratégias do Programa. Dentre elas, a própria "criação de um selo de origem com imagem de marca do Paraná".

Veja aqui - solenidade de entrega do Selo Alimentos do Paraná

Orgânicos

Empresas de alimentos, bebidas e produtos de higiene orgânicos também tiveram uma área para exposição de produtos aos visitantes da Hortifruti & Foods Brasil Show 2015.

O Paraná como “Referência em produtos Orgânicos” é mais uma das visões de futuro presentes no Roadmapping da Indústria Agroalimentar. Diversas empresas participantes do Grupo de Articulação de Alimentos Orgânicos e da Comissão da Indústria de Produtos Orgânicos estiveram presentes.

Internacionalização das Indústrias Agroalimentares

Destaque também para a parceria com a Itália, através do convênio com a MACFRUT, maior feira da Europa do setor de frutas e hortaliças, que esteve presente com empresários e expositores na área internacional.

Além da presença da delegação da Região Emilia-Romagna, parceiros do Sebrae em diversos projetos de agronegócio, incluindo a inspiração para os produtos com registro de indicação geográfica.

clique para ampliarclique para ampliarChef Internacional Giuliano Tassinari (Foto: Mauro Frasson)

O chefe internacional Giuliano Tassinari, conhecido como o “embaixador da cozinha italiana e da Emilia-Romagna no mundo”esteve presente participando da Cozinha Show, uma aula aberta apresentando algumas receitas de origem italiana, preparadas com os produtos produzidos no Brasil.  Giuliano é o chefe do restaurante Grand Hotel Majestic, o único cinco estrelas em Bolonha, e, em paralelo, também é instrutor da escola de gastronomia que leva o nome do grande mentor da cozinha italiana – A Casa Artusi. 

O evento também contou com uma Rodada de Negócios e Workshops e Painéis.

clique para ampliarclique para ampliarChef Edu Guedes também esteve presente no evento e participou da Cozinha Show e do Painel "Oportunidades de Mercado e da Gastronomia para Produtos Diferenciados com Indicações Geográficas e Certificações"(Foto: Mauro Frasson)

Dentre eles o painel “Oportunidades de Mercado e da Gastronomia para Produtos Diferenciados com Indicações Geográficas e Certificações” reuniu os empresários Fernando Voese (Quintas das Cerejeiras), Janine Basso Lisboa (Decide Consultoria e Delicaterie) e Hario Tieppo (Verde Brasil) para apresentar seus negócios e debater a importância de registros e certificações. O painel contou com a presença do italiano Giordano Conti, presidente da Casa Artusi, que contou um pouco da trajetória de Pellegrino Artusi e ressaltou a importância dos ingredientes de qualidade para o sabor final dos pratos. 

O debate foi mediado pela analista da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae Nacional, Hulda Oliveira. Ela lembrou que o brasileiro precisa valorizar mais os produtos nacionais, atitude que deve partir do produtor e da cadeia local, como restaurantes.

Um evento como este é de extrema importância para toda cadeia de Alimentos e Bebidas do estado do Paraná. Analisando as ações, áreas temáticas e interações que ocorreram, encontramos completa sinergia com as Visões de Futuro, Fatores críticos e Ações propostas pelos especialistas durante a elaboração do Roadmapping da Indústria Agroalimentar (Acesse aqui esta publicação completa).

Fonte: Sebrae/PR, Fiep, Observatórios Sesi/Senai/IEL

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube