Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Estão disponíveis as Fichas Agroecológicas: Tecnologias Apropriadas para a Produção Orgânica

Publicado em 11/01/2017

São 124 técnicas já testadas que passam a ser compartilhadas com produtores do país

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou recentemente o projeto “Fichas Agroecológicas: Tecnologias Apropriadas para a Produção Orgânica” que visa disponibilizar informações técnicas sobre tecnologias apropriadas aos sistemas orgânicos de produção, de forma resumida, em linguagem simples e acessível aos produtores rurais. Como princípios básicos para a aprovação de uma ficha estão o de que a tecnologia divulgada esteja de acordo com os princípios e normas estabelecidos pela legislação brasileira da produção orgânica e que seja resultado de processos gerados ou validados por pesquisas científicas, ações de construção participativa do conhecimento ou de experiências práticas dos produtores.

clique para ampliarTodas as fichas possuem duas páginas e estão em formato pdf para serem facilmente impressas e manipuladas. Elas foram elaboradas de forma a possibilitar a impressão frente e verso e para que, mesmo em preto e branco, não haja perda da qualidade das informações.. (Foto: Divulgação/MAPA)

Cinco mil exemplares impressos serão distribuídos em núcleos de agroecologia, universidades e projetos de extensão. Nesse material, estão reunidas informações sobre manejo de solo, preparo de insumos para controle animal e vegetal, manejo das plantas espontâneas e de adubação verde, entre outras tecnologias de cultivo de alimentos orgânicos.

Todas as fichas possuem duas páginas e estão em formato PDF para serem facilmente impressas e manipuladas. Elas foram elaboradas de forma a possibilitar a impressão frente e verso e para que, mesmo em preto e branco, não haja perda da qualidade das informações.

Há planos de que o material seja permanentemente atualizado. Os pesquisadores que quiserem colaborar poderão encaminhar contribuições para organicos@agricultura.gov.br.

Segundo Virgínia Lira, chefe da Divisão de Desenvolvimento da Agroecologia e Produção Orgânica do ministério, o conteúdo apresenta uma linguagem simples e de fácil compreensão, visando “socializar o conhecimento da agroecologia com produtores e técnicos e estimular a construção e a divulgação de novas tecnologias”.

As fichas estão divididas em quatro categorias (Fertilidade do solo e nutrição de plantas; Sanidade Vegetal; Práticas Conservacionistas e Produção Vegetal).

Todo material está disponível no site do Ministério da Agricultura neste link:http://www.agricultura.gov.br/desenvolvimento-sustentavel/organicos/fichas-agroecologicas

Fonte: MAPA e CI Orgânicos

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube