O que achou do novo blog?

e receba nosso informativo
Publicado em 11/01/2017
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou recentemente o projeto “Fichas Agroecológicas: Tecnologias Apropriadas para a Produção Orgânica” que visa disponibilizar informações técnicas sobre tecnologias apropriadas aos sistemas orgânicos de produção, de forma resumida, em linguagem simples e acessível aos produtores rurais. Como princípios básicos para a aprovação de uma ficha estão o de que a tecnologia divulgada esteja de acordo com os princípios e normas estabelecidos pela legislação brasileira da produção orgânica e que seja resultado de processos gerados ou validados por pesquisas científicas, ações de construção participativa do conhecimento ou de experiências práticas dos produtores.
Todas as fichas possuem duas páginas e estão
em formato pdf para serem facilmente impressas e manipuladas. Elas foram elaboradas de forma a
possibilitar a impressão frente e verso e para que, mesmo em preto e branco,
não haja perda da qualidade das informações.. (Foto: Divulgação/MAPA)Cinco mil exemplares impressos serão distribuídos em núcleos de agroecologia, universidades e projetos de extensão. Nesse material, estão reunidas informações sobre manejo de solo, preparo de insumos para controle animal e vegetal, manejo das plantas espontâneas e de adubação verde, entre outras tecnologias de cultivo de alimentos orgânicos.
Todas as fichas possuem duas páginas e estão em formato PDF para serem facilmente impressas e manipuladas. Elas foram elaboradas de forma a possibilitar a impressão frente e verso e para que, mesmo em preto e branco, não haja perda da qualidade das informações.
Há planos de que o material seja permanentemente atualizado. Os pesquisadores que quiserem colaborar poderão encaminhar contribuições para organicos@agricultura.gov.br.
Segundo Virgínia Lira, chefe da Divisão de Desenvolvimento da Agroecologia e Produção Orgânica do ministério, o conteúdo apresenta uma linguagem simples e de fácil compreensão, visando “socializar o conhecimento da agroecologia com produtores e técnicos e estimular a construção e a divulgação de novas tecnologias”.
As fichas estão divididas em quatro categorias (Fertilidade do solo e nutrição de plantas; Sanidade Vegetal; Práticas Conservacionistas e Produção Vegetal).
Todo material está disponível no site do Ministério da Agricultura neste link:http://www.agricultura.gov.br/desenvolvimento-sustentavel/organicos/fichas-agroecologicas
Fonte: MAPA e CI Orgânicos
Envie para um amigo