Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Estado, Sebrae e Fiep vão criar sistema de inovação do Paraná

Publicado em 14/12/2016

O governador Beto Richa assinou no dia 30 de Novembro o Protocolo de Intenções com o Sebrae-PR e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) para criar um sistema de informações sobre o Ecossistema de Inovação do Paraná. O trabalho irá permitir maior interação entre as instituições e maior eficácia das políticas federais, estaduais e municipais voltadas à inovação. A assinatura aconteceu durante a abertura do Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos – Gestão 2017/2020 em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. 

clique para ampliarNa foto, o presidente da FIEP, Edson Luiz Campagnolo assina o Protocolo.Foz do Iguaçu, 30/11/2016 (Foto: Luiz Costa)

O documento foi assinado, além do governador, pelo diretor-superintendente do Sebrae-PR, Vitor Roberto Tioqueta, e o diretor de operações, Julio Cezar Agostini, e o presidente do Sistema Fiep, Edson Luiz Campagnolo. Pelo Governo do Estado assinaram o protocolo, também, os secretários de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, e do Planejamento e Coordenação Geral, Cyllêneo Pessoa Pereira Júnior; o presidente da Agência de Fomento do Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho, e o diretor-presidente do Ipardes, Suzuki Júnior. 

MELHOR USO - O objetivo é sistematizar e mapear instituições e dados secundários de forma a estruturar um sistema de informações relativo ao Ecossistema de Inovação do Paraná, permitindo uma maior interação entre ICTs, empresas, Governo e instituições de apoio e, portanto, uma maior eficácia das políticas de Ciência, Tecnologia e Informação (CT&I) federais, estaduais e municipais. 

Há a intenção de induzir a um melhor uso dos ativos tecnológicos existentes no Estado, bem como disponibilizar e facilitar o acesso a bases de informações que permitam a identificação de redes e dados referentes ao Ecossistema de Inovação, além de contribuir para o fortalecimento do Ecossistema de Inovação do Estado do Paraná. 

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, ressaltou que a proposta é mais uma ação das universidades do Estado em favor aos empreendedores paranaenses. “Já apoiamos os micro e pequenos empreendedores na área de formação, com o programa Bom Negócio Paraná. Agora este convênio do Sebrae com as universidades vai trabalhar na área de tecnologia e informação. O potencial das instituições de ensino superior, junto à expertise do Sebrae, vão incentivar a inovação das micro e pequenas empresas”, disse. 

O protocolo prevê várias ações em conjunto entre as universidades estaduais e instituições de apoio às empresas, como a Fiep e o Sebrae. “Muitas vezes, o conhecimento que as universidades detêm não chegam às empresas. Então estreitar essa relação entre as empresas e o mundo de geração de conhecimento da academia é o principal objetivo deste protocolo de intenções, explicou o gerente de Inovação do Sebrae-PR, Cesar Rissete. 

Para o diretor-superintendente do Sebrae-PR, Vitor Roberto Tioqueta, que também assinou o protocolo, a parceria permite que a tecnologia e a inovação cheguem às micro e pequenas empresas de forma mais rápida e mais barata. “A parceria com as universidades e entidades de inovação faz com que todas as iniciativas, consultorias e capacitações contribuam com as micro e pequenas empresas”, disse.

Fonte: AEN PR

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube