Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Especialistas do setor se reúnem no I Painel de Especialistas para construção do Roadmap Agroalimentar 2031

Publicado em 06/10/2017

Aconteceu, no dia 27 de setembro, o I Painel de Especialistas para redação do Roadmap Agroalimentar 2031, marcando o início de um novo ciclo de planejamento estratégico de construção coletiva do setor no estado do Paraná.

clique para ampliarclique para ampliarI Painel de Especialistas - Visões de Futuro (Foto: Observatorios Sistema Fiep)

Este projeto de construção das novas Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense, tem como objetivo configurar como elemento de transformação para o estado, capaz de contribuir com o desenvolvimento sustentável da indústria e a posicionar o Paraná como território cada vez mais empreendedor, inovador e competitivo nos âmbitos nacional e internacional.

Estiveram presentes 40 especialistas, dentre empresários, pesquisadores, representantes de governo e demais instituições relacionadas ao setor Agroalimentar, com moderação e apoio da equipe técnica do Observatórios Sistema Fiep.

Os especialistas compuseram mesas de trabalho e na primeira etapa do encontro avaliaram a situação atual, através do monitoramento em relação ao que havia sido planejado no Roadmap da Indústria Agroalimentar 2015.

Na sequência foram apresentadas Tendências Tecnológicas e ao final da tarde de trabalho os painelistas apresentaram suas propostas das Visões de Futuro que irão compor o novo Roadmap Agroalimentar 2031

II Painel de Especialistas acontecerá no dia 8 de Novembro, em que serão propostas as ações para as barreiras/fatores críticos das visões validadas.

clique para ampliarclique para ampliarEspecialistas em mesas de trabalho (Foto: Observatorios Sistema Fiep)

O processo de Prospectiva no Estado do Paraná

Ao longo dos anos, o Sistema FIEP, por meio das entidades FIEP, SESI/PR, SENAI/PR e IEL/PR, vem conduzindo iniciativas orientadas ao desenvolvimento industrial sustentável do Paraná. O planejamento de longo prazo da indústria começou em 2005, por meio de um processo de prospectiva consagrado à identificação dos Setores Portadores de Futuro 2015. Setores estes que foram na sequencia desdobrados em roadmaps estratégicos.

Em 2016, com o fim do primeiro ciclo de prospectiva, foi realizado um novo processo de identificação de Setores Portadores de Futuro, para o qual será necessário rever as Rotas Estratégicas existentes e construir Rotas para novos segmentos e áreas promissores.

O setor Agroalimentar, estratégico para o Paraná, é um dos segmentos de atividade econômica a ser contemplado no novo ciclo de prospectiva.

Vale ressaltar que os trabalhos desenvolvidos pelos Observatórios Sistema Fiep são embasados na metodologia de prospectiva estratégica que preconiza a construção coletiva do futuro desejado.

Desta forma, é essencial que para o sucesso dos trabalhos os diversos segmentos da sociedade (academia, indústria, associações de classe, governo, terceiro setor, etc.) estejam envolvidos para garantir que todos os interesses sejam abarcados nos resultados esperados.

Pesquisadores, empresas e instituições interessadas em colaborar neste processo podem entrar em contato com a equipe:

E-mail:  observatorios.rota.agroalimentar@fiepr.org.br 

Telefone: 41 32717441

Fonte: Observatórios Sistema Fiep

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube