Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Empresa paranaense firma cooperação com universidade por meio da Rodada Tecnológica em Alimentos

Publicado em 19/12/2016

Heide Extratos Vegetais e a UniBrasil estabeleceram uma cooperação técnico-cientíca a partir da interação ocorrida na IV Rodada Tecnológica em Alimentos

A cooperação técnico-científica foi estabelecida entre a Heide Extratos Vegetais e a UniBrasil por meio de contrato, sendo que cada projeto terá um termo aditivo específico.

clique para ampliarErva-mate (Foto: Divulgação)

Neste primeiro ano, foi realizada pesquisa de metodologias para doseamento de cafeína em Erva-Mate (Ilex paraguariensis) considerando variáveis como a granulometria, tempo, solventes e processos extrativos.

A empresa fez a doação do material a ser estudado e o padrão analítico e a Universidade, com toda competência, por meio de suas professoras Thalita e Cristina orientaram alunas de graduação do curso de Farmácia em trabalho de conclusão de curso. Assim, os dois lados ganharam, a Universidade com o aprendizado e treinamento das futuras profissionais e a empresa com os resultados da pesquisa.

Para Ana Carolina, Heide Extratos Vegetais, a rodada de interação Universidade-Empresa promovida foi fundamental para houvesse o encontro e interação das partes. Comenta que “para o ano de 2017 já estamos abrindo um novo projeto em conjunto, desta vez com o estudo da cafeína em sementes de Guaraná (Paullinia cupana)”.

A professora Thalita Santos reiterou que todo equipe da UniBrasil também ficou satisfeita com o resultado da parceria estabelecida.

clique para ampliarAo longo do dia havia possibilidade para mais de 7 encontros personalizados, cada um com duração de 30 minutos (Foto: Observatorios)

Sobre a Rodada

Alavancada pelo fator crítico de interação Universidade-Empresa o Sistema FIEP, por meio dos Observatórios em parceria com a sbCTA - PR e a UFPR realizaram a IV Rodada Tecnológica em Alimentos no dia 15 de outubro de 2015.

O Evento contou com a participação de 20 empresas paranaenses e 45 pesquisadores e instituições, do Paraná e Santa CatarinaAo longo foram realizados 135 encontros personalizados, cada um com duração de 30 minutos, com o objetivo de apresentarem-se as demandas e ofertas em P&D&I e verificar a possibilidade de projetos futuros em conjunto.

Alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos e de Farmácia da UFPR participaram da equipe de organização do evento bem como moderadores dos encontros que aconteceram durante a tarde de trabalhos. A moderação também contou com a participação de acadêmicos da PUCPR, UTFPR e Colégio Estadual Julia Wanderley.

Veja mais: Interação entre atores na IV Rodada Tecnológica em Alimentos

Fonte: Observatórios, Heide Extratos Vegetais e Unibrasil

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube