Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Embrapa, Ceasa-CE e Cegás buscam alternativas para aproveitar resíduos

Publicado em 01/06/2018

Embrapa, Ceasa-CE e Cegás estudarão estratégias para transformar o lixo orgânico gerado na Ceasa em biogás e biofertilizantes. A aproximação das três instituições começou no último dia 30 de maio, quando o presidente da Ceasa, Maximiliano Quintino, e assessores da presidência da Cegás participaram de reunião com o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agroindústria Tropical, Gustavo Saavedra, e com o pesquisador Renato Leitão.

A Ceasa gera, diariamente, 20 toneladas de matéria orgânica, que vão para o aterro sanitário. A intenção do presidente da Central de Abastecimento é gerar energia e composto orgânico a partir do material. ?A ideia é construir parcerias para aproveitar esse material de uma forma sustentável?, disse Maximiliano Quintino.

O pesquisador Renato Leitão, da Embrapa Agroindústria Tropical, explica que é necessário adaptar tecnologias já existentes para a conversão eficiente e controlada do material na realidade local. ?A Ceasa pode gerar energia para suprir as próprias necessidades. Os produtores que utilizam a Ceasa também podem usar os biofertilizantes, fechando a cadeia?, explica.

A assessora da presidência da Cegás, Cissa Maia, acredita que a Cegás poderá adquirir o gás, dependendo do volume gerado e dos resultados dos estudos de viabilidade econômica.

Fonte: Embrapa

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube