Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Livro Verde da Iupac é lançado em português

Publicado em 07/05/2018

O livro Grandezas, Unidades e Símbolos em Físico-Química, conhecido como o "Livro Verde" da União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac, na sigla em inglês), está disponível gratuitamente em português.

clique para ampliar(Foto: Divulgação)

Estudantes, professores e pesquisadores já podem ter acesso à nomenclatura oficial da Físico-Química em português pelo site da Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

O trabalho de tradução da terceira edição do original em inglês foi coordenado pelo professor Romeu Cardozo Rocha Filho(Universidade Federal de São Carlos), em parceria com o professor Rui Fausto (Universidade de Coimbra, Portugal), em uma parceria entre a SBQ e a Sociedade Portuguesa de Química.

Em formato e-book, com 272 páginas e a perspectiva de uma edição interativa no futuro, o Livro Verde é o primeiro lançamento da editora EditSBQ em 2018. Trata-se de uma compilação dos nomes, símbolos e unidades recomendados para grandezas físico-químicas.

O principal objetivo da Iupac é assegurar que haja ampla concordância no uso de nomes e símbolos para as diferentes grandezas físico-químicas, facilitando os intercâmbios internacionais tanto em ciência como em tecnologia.

Mais informações: http://boletim.sbq.org.br/noticias/2018/n3188.php

Fonte: Agência Fapesp

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube