Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Tomatec visa produção sustentável de tomates

Publicado em 07/05/2018

Projeto de produção de tomate ecológico entrega Selo a sete produtores participantes
Um dos pontos altos da edição da Fazendinha na ExpoLondrina foi a consolidação do projeto Tomatec, de produção de tomate ecológico, resultado de um termo de cooperação entre a Embrapa Solos, do Rio de Janeiro, e a Emater. No dia 12 de abril foram entregues os selos aos sete produtores participantes do projeto com entrega dos contratos firmados entre os agricultores e a Embrapa e a apresentação do projeto.

clique para ampliarSelo Tomatec (Foto: Divulgação/RPC)
O Tomatec está sendo desenvolvido há um ano e meio em propriedades dos municípios de Faxinal, Mauá da Serra, Mandaguari, Colorado, Corumbataí do Sul e Jandaia do Sul. ?O projeto agrega valor para os agricultores e oferece produtos seguros aos consumidores?, afirma Nilson Ladeia, da Emater.

Segundo ele, o produtor deve obedecer algumas práticas para obter a certificação. O plantio é realizado com cobertura vegetal, a irrigação é por gotejamento, é feita a condução das plantas com fitilhos, além do manejo integrado de pragas. ?Os tomates são ensacados com sacos de seda e amostras são analisadas pela Fundação Fiocruz, do Rio de Janeiro, para comprovar que não existem resíduos de agrotóxicos?, explica Ladeia.
Assista a reportagem do G1 sobre o Tomatec na Expolondrina:
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube