Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Sistema Fiep amplia articulação com Portugal para parcerias na área de gestão de resíduos

Publicado em 05/02/2018

Entidade recebeu, no dia 01/02, uma comitiva capitaneada pelo secretário de Estado do Ambiente do país europeu, que é referência no assunto

O Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) recebeu, no dia 01/02, uma comitiva portuguesa que veio ao Brasil para dar continuidade a articulações de cooperação técnica em projetos ambientais, de gestão de resíduos sólidos e de saneamento. O grupo é capitaneado pelo secretário de Estado do Ambiente de Portugal, Carlos Martins.

clique para ampliarNilo Cini Junior e Rui Brandt, diretores do Ilog; o secretário Carlos Martins; Edson Campagnolo; e Rommel Barion, presidente do InPAR (Foto: Divulgação/ Fiep)

Em dezembro, uma missão paranaense que, entre outros integrantes, contou com representantes do Sistema Fiep, do Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR) e do Instituto de Logística Reversa (Ilog), esteve em Portugal para conhecer as iniciativas do país nessas áreas. “Esta cooperação é muito importante e está totalmente alinhada com uma das prioridades do Sistema Fiep, que é promover o desenvolvimento sustentável da indústria paranaense”, disse o presidente da entidade, Edson Campagnolo, ao receber os portugueses. “Pela pró-atividade que temos na questão ambiental, principalmente em relação à logística reversa, temos muitas possibilidades de avançar em ações efetivas com essa parceria”, completou.

Durante o encontro, o secretário Carlos Martins apresentou um histórico do processo de implementação de um novo sistema de gestão de resíduos sólidos em Portugal. Iniciado há mais de 20 anos, ele transformou o país em referência internacional nessa área. “Portugal tinha um grande problema com os lixões, que recebiam todo tipo de resíduos, e a logística reversa foi uma oportunidade para gerar novas empresas e novos negócios no país”, afirmou.

Segundo ele, uma gestão eficiente dos resíduos sólidos passa por aspectos legais, mas não se restringe a isso. “É um equívoco pensar que fazendo leis teremos o problema resolvido. Elas são essenciais para regulamentar e estabelecer metas para o processo, mas não é a única saída”, declarou Martins. Segundo ele, o planejamento integrado entre os diferentes atores – incluindo governos locais, regionais e nacional, além de indústria, comércio e população – e a busca por soluções tecnológicas também são fundamentais. É preciso, também investir em fontes de dados robustas sobre os resíduos gerados para que haja informação suficiente para definir as ações necessárias.

O secretário disse, ainda, que um dos aspectos mais importante do processo de gestão de resíduos é encontrar um equilíbrio para o fluxo financeiro do processo. Isso porque, em alguns casos, resíduos industriais se transformam em matérias primas para outras cadeias produtivas, gerando novos negócios. Porém, há produtos em que essa equação é negativa, com a correta destinação dos resíduos gerando apenas custos para a sociedade. “Acreditamos que os aspectos positivos de uns devem compensar os aspectos negativos dos outros”, explicou.

Por fim, Carlos Martins afirmou que, pela dimensão territorial e populacional muito menor de Portugal, talvez nem todas as soluções lá implantadas sejam ideais para o Brasil. “Mas, por ter um mercado muito mais amplo, o Brasil pode até pensar mais ambiciosamente para criar soluções nessa área”, declarou.

Fonte: Agência Sistema Fiep

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube