Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

França investiga empresa de lácteos por Salmonella em produto para bebê

Publicado em 16/01/2018

O governo francês recebeu bem a promessa do grupo Lactalis de indenizar vítimas de uma contaminação por Salmonella em seus produtos de leite para bebês na França, mas informou que a investigação judicial para determinar os responsáveis continuará.

As fórmulas infantis, produzidas na fábrica da empresa em Craon, teriam sido vendidas para 83 países.
O presidente-executivo da Lactalis, Emmanuel Besnier, disse à publicação semanal "Journal du Dimanche" que a companhia, uma das maiores produtoras de laticínios do mundo, "pagará indenizações a cada família que foi prejudicada".

"Em momento algum houve a intenção de esconder as coisas", ressaltou Besnier, que dirige a empresa desde 2000.

Infecções por Salmonella podem ser um risco à saúde, e as famílias de crianças que adoeceram na França por causa da contaminação do leite para bebês anunciaram uma série de processos judiciais.

A promessa de Besnier foi feita dois dias após a Lactalis ter ampliado um recall de produtos para cobrir todas as fórmulas infantis feitas em sua fábrica em Craon, independentemente da data de fabricação, em uma tentativa de conter o escândalo que pode prejudicar o estratégico agronegócio francês em mercados estrangeiros.

"É preciso medir a magnitude da operação: são mais de 12 milhões de caixas", ressaltou.
O porta-voz do governo, Benjamin Griveaux, afirmou em entrevista à BFM TV que "pagar uma indenização é bom, mas o dinheiro não pode comprar tudo."

O medo se intensificou na semana passada, quando os maiores varejistas da França, incluindo o Carrefour, Auchan e Leclerc admitiram que produtos que sofreram recall em dezembro tinham chegado às prateleiras mesmo assim.

"É trabalho da investigação determinar onde as falhas ocorreram e quem é culpado", disse Griveaux, acrescentando que "as responsabilidades foram compartilhadas".

Até agora, 37 bebês foram diagnosticados com contaminação por Salmonella na França, após terem consumido leite ou fórmula provenientes da unidade da Lactalis alvo da investigação, segundo balanço oficial divulgado no último dia 12.

Um bebê foi infectado por Salmonella na Espanha após consumir leite infantil da marca francesa, e na Grécia um caso está sendo investigado.

Besnier não informou o valor que as indenizações podem alcançar. Implementar um recall global será desafiador. A Lactalis, empresa de capital fechado que é uma das maiores produtoras de laticínios do mundo, exporta alimentos para bebês para 83 países por toda a Europa, África e Ásia.

A contaminação por Salmonella na fábrica foi revelada no início de dezembro. Segundo Besnier, os resultados das análises localizam o problema "provavelmente" no primeiro semestre de 2017.

"Neste período, fizemos obras na fábrica. Neste momento, a bactéria pode ter sido introduzida nas instalações", afirma o presidente-executivo da Lactalis.

No Brasil, a Lactalis comprou ativos que pertenciam à BRF, quando a companhia decidiu deixar de atuar em lácteos. Além das fábricas, foram compradas marcas como Batavo e Elegê. Em dezembro, a empresa anunciou a aquisição do laticínio mineiro Itambé, que foi suspensa pela justiça.

Fonte: Correio do Estado

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube