Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Curitiba recebeu o XIV Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos

Publicado em 31/10/2017

Foram três dias de evento que aconteceu na PUCPR
clique para ampliarclique para ampliarAbertura do evento (Foto: Observatorios Sistema Fiep)

As atividades, que aconteceram de 9 a 11 de Outubro, puderam estimular o intercâmbio entre instituições de ensino e pesquisa, empresas e profissionais que atuam na área de alimentos; divulgar informações e novos conhecimentos em Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos; discutir temas relacionados à cadeia produtiva e de processamento de alimentos e sobre a legislação que os regulamenta; além de aspectos de ensino de graduação e de pós-graduação na área.
Outra contribuição do evento é a valorização da pesquisa científica e da geração de conhecimento pela premiação dos três melhores trabalhos apresentados no ERSCTA, bem como pela divulgação nos meios de comunicação do evento e pelas instituições organizadoras UFPR, PUC-PR.

Diversas temáticas importantes para área foram apresentadas, como: Tecnologias Emergentes para conservação de alimentos, Microbioma Humano e Alimentos Funcionais, Extração supercrítica em alimentos, Avaliação estrutural de alimentos funcionais, Avaliação do Ciclo de Vida de Produtos Alimentícios, Sistemas de Gestão da Segurança empregando Microrganismos Patogênicos, Propriedade intelectual: como usar literatura patentária como fonte de inovação?, Economia circular como base de inovação na indústria de alimentos, dentre outros. Fechando o evento com a tradicional apresentação do tema central do dia da Alimentação da FAO : “Mude o futuro da migração. Investir na segurança alimentar e no desenvolvimento rural.”. Apresentados renomados representantes de diversas instituições como: Embrapa/RJ, USP, Unicamp, UFPR, UFFS, FAO, UFRGS, Mondelez, BRF, About Solution, Jasmine, Ajinomoto, Bodebrown, ABPA, dentre outros.

clique para ampliarclique para ampliarMesa redonda. Silvia Deboni Dutcoski, Multidisciplinaridade sensorial (Foto: Observatorios Sistema Fiep)

O evento também contou com a oferta de 3 mini-cursos: Produção de cerveja artesanal; Controle Estatístico de Processo na Indústria de Alimentos; A Ciência no Processamento de Carnes e Derivados.

clique para ampliarclique para ampliar“Levantamento de dados sobre subprodutos das indústrias agroalimentares do estado do Paraná” (Foto: PUCPR)

Fruto das discussões do Grupo de Articulação – Valorização de Resíduos, o projeto “Levantamento de dados sobre subprodutos das indústrias agroalimentares do estado do Paraná” foi exposto em pôster no evento, na categoria de Resíduo Agroindustrial e Meio Ambiente.

Veja também: Projeto do Grupo Valorização de Resíduos é apresentado para atores do setor Agroalimentar

A equipe técnica dos Observatórios Sistema Fiep esteve presente acompanhando as atividades do evento.

Mais informações em: http://www.xiverscta.com.br/

Fonte: Observatórios Sistema Fiep, Comissão Organizadora XIV ERSCTA

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube