Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Mel brasileiro é eleito o melhor do mundo em concurso internacional

Publicado em 05/10/2017

Ao todo, quase mil candidatos disputaram a competição da federação internacional de apicultores, na Turquia; mel nacional ficou com o ouro nas duas principais categorias

O melhor mel do mundo é brasileiro e vem da região Sul, mais especificamente de Santa Catarina. O reconhecimento é da Associação Internacional das Federações de Apicultores (Apimondia), que premiou o produto da empresa catarinense Prodapys, de Araranguá, com a medalha de ouro nas duas principais categorias do 45º concurso da entidade, realizado de 29 de setembro a 4 de outubro, em Istambul, na Turquia.

clique para ampliarclique para ampliar(Foto: Divulgação)

Essa foi a quarta vez consecutiva que o mel da Prodapys, considerada a maior exportadora do Brasil, ficou com o primeiro lugar do pódio. As anteriores haviam sido em 2007, na Austrália; em 2013, na Ucrânia; e em 2015, na Coreia do Sul. Santa Catarina havia ganhado ainda o primeiro lugar em 1979, na Grécia, com o mel da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores do estado (Faasc).

Na edição 2017, além das duas medalhas de ouro, a empresa levou ainda duas de prata nas categorias principais – mel claro e escuro – e duas de bronze, com mel âmbar claro e a cera de abelha. Ao todo, foram quase mil competidores em oito categorias.

“É um orgulho para nós catarinenses termos conquistado mais uma vez esse título, isso mostra a qualidade do nosso produto que se apresenta na vitrine mundial,” diz o presidente da Faasc, Nésio Fernandes de Medeiros.

Hoje Santa Catarina conta com quase nove mil apicultores, que na safra 2016/17 produziram oito mil toneladas de mel, um recorde para o estado. A produção catarinense girou em torno de 25 Kg por colmeia, enquanto no Brasil essa média fica em 10 Kg por colmeia. Essa diferença pode ser explicada pela combinação das condições climáticas, o trabalho dos apicultores e o forte trabalho de assistência técnica da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, lembra que a apicultura é um destaque catarinense e que funciona como uma importante alternativa de renda para os produtores rurais. “Mais uma vez o agronegócio catarinense se destaca. Estamos orgulhosos dos nossos apicultores, que desenvolvem uma atividade muito importante também para o meio ambiente”.

Fonte:Gazeta do Povo

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube