Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Guia Prático: Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC)

Publicado em 05/09/2017

clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)
Plantas Alimentícias Não Convencionais, ou simplesmente PANC, são “todas as plantas que poderíamos consumir, mas não consumimos”. O termo ‘alimentícias’ indica que são plantas usadas na alimentação, como verduras, hortaliças, frutas, castanhas, cereais e até mesmo condimentos e corantes naturais. Já o termo ‘não convencionais’ significa que essas plantas não são produzidas ou comercializadas em grande escala, sendo assim, seu uso e cultivo podem cair no esquecimento. As PANC são plantas alimentícias que não conhecemos, não produzimos ou consumimos pouco.

O Instituto Kairós desenvolveu um guia prático de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC). O guia foi desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) e financiado pelo Fundo Especial do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (FEMA), da SVMA.

Neste guia prático, foram selecionadas as espécies mais adequadas para o cultivo na agricultura urbana e nas hortas escolares. Elas são comestíveis, nutritivas e saborosas, e foram escolhidas para quem busca uma alimentação mais saudável e um consumo responsável.

Para fazer o download da cartilha completa clique aqui. 

Fonte: CI Orgânicos
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube