Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Pós-doutorado em Engenharia de Alimentos com Bolsa da FAPESP

Publicado em 29/06/2017

O Projeto Temático “Equilíbrio e processos de produção de biocombustíveis e bioprodutos” dispõe de uma vaga para pós-doutoramento na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp. O prazo de inscrição vai até 8 de julho de 2017.

O tema do pós-doutorado é “Uso de etanol associado a líquidos iônicos no refino de óleos vegetais, e na produção e modificação das propriedades físicas de biodiesel”. O supervisor será o professor Antonio José de Almeida Meirelles .

Como parte de suas atividades, o bolsista analisará o equilíbrio de fases líquido-líquido e sólido-líquido para sistemas envolvidos na extração e desacidificação de óleos vegetais e na produção de biodiesel contendo etanol e líquidos iônicos, por metodologias experimentais e teóricas.

O candidato também realizará a caracterização analítica dos sistemas, medida de propriedades físicas, além de executar a simulação computacional desses processos, por meio de uso de softwares específicos e implementação de algoritmos computacionais.

Os trabalhos serão desenvolvidos no Laboratório de Extração, Termodinâmica Aplicada e Equilíbrio (Extrae). O selecionado deverá conduzir todos os experimentos e análises de modo independente, trabalhar em colaboração e na coorientação de alunos de graduação, mestrado e doutorado do grupo de pesquisa nas atividades do laboratório, bem como redigir relatórios periódicos e artigos científicos.

Os candidatos devem ter título de doutor obtido há no máximo sete anos, no país ou no exterior, preferencialmente na área de Engenharia de Alimentos ou correlatas.

Esse programa de pesquisa demanda experiência em: 1) Processos de extração, refino e transesterificação de óleos vegetais com ênfase em catálise homogênea; 2) Técnicas analíticas, principalmente GC, HPLC; 3) Determinação experimental de dados de equilíbrio de fases; 4) Modelagem termodinâmica do equilíbrio de fases e propriedades físicas utilizando equações de coeficiente de atividade e métodos de contribuição de grupos; 5) Conhecimento do software ASPEN Plus e programação de algoritmos.

Interessados devem enviar currículo (em pdf) até 8 de julho de 2017, indicando a experiência nos tópicos requeridos e destacando publicações em revistas indexadas e outras atividades relacionadas à área do projeto de acordo com a súmula curricular FAPESP.

O currículo deve ser enviado para o e-mail pd.14212520@gmail.com. O assunto do e-mail deve incluir o seguinte texto "PD Fellowship - Food Engineering" e o nome completo do candidato. Após o pedido, o requerente receberá um e-mail de notificação.

Mais informações sobre a vaga estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1618.

As vagas estão abertas a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades

Fonte: Agência Fapesp

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube