Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Farinha sem ferro para pessoas com restrição alimentar

Publicado em 27/06/2017

Farinhas de trigo e de milho poderão ser vendidas sem adição de ferro para pessoas com restrição de ingestão do mineral.

As farinhas de milho e de trigo poderão ser comercializadas no Brasil sem a adição de ferro. O objetivo é atender as pessoas que têm restrição de ingestão do ferro e não podem ingerir este nutriente em excesso. A adição de ácido fólico continua obrigatória.

Para permitir a mudança, a Anvisa criou uma nova categoria no regulamento técnico de alimentos para fins especiais. As farinhas sem adição de ferro deverão trazer em seu rótulo a expressão “para dietas com restrição de ferro”.

Adição de ferro e ácido fólico

No Brasil, a adição de ferro e ácido fólico nas farinhas de milho e de trigo é adotada como política de saúde para prevenir a carência desses dois nutrientes. O ferro é adicionado para prevenir a anemia ferropriva, que é o tipo de anemia provocado pela carência de ferro e que representa a maior parte das anemias.

Já o ácido fólico, é incluído nas farinhas para prevenir defeitos na formação do tubo neural do bebê durante a gestação. Outro problema prevenido pela ingestão do ácido fólico é a formação de lábio leporino e fendas na boca do feto.

A alteração está na resolução RDC 155/2017 que aprova a categoria de alimentos especial para dietas com restrição de ferro.

Recentemente, a Anvisa já havia atualizado a norma de enriquecimento das farinhas definindo os tipos de compostos de ferro que podem ser adicionados

Leia também: Regra para ácido fólico em farinhas é atualizada

Fonte: Anvisa

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube