Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Semana Nacional dos Orgânicos 2017 em Curitiba

Publicado em 13/06/2017

Para divulgar a importância da produção e do consumo de produtos orgânicos, aconteceu em Curitiba a Semana Nacional dos Orgânicos, entre os dias 29 de Maio e 4 de Junho.

Atividade foi marco inicial da Campanha Nacional do Alimento Orgânico, cujo tema em 2017 é “Você também faz parte desta rede! Ajude a garantir a qualidade orgânica!”

A campanha é coordenada nacionalmente pelo MAPA em parceria com outros Ministérios como os da Educação; da Ciência, Tecnologia e Inovação; da Saúde; e do Meio Ambiente. Em Curitiba, além da realização pela Superintendência Federal da Agricultura no Paraná – SFA/PR do MAPA e a Secretaria Municipal do Abastecimento – SMAB, participam como apoiadores várias entidades governamentais e da sociedade civil.

clique para ampliarVisitas Guiadas com colégios e público em geral (Foto: Divulgação/SMAB/Ascesme)

Com o objetivo de incentivar a produção orgânica no Brasil e considerar que essa produção deveria ser prioritária para a alimentação dos brasileiros, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento deu início, em 2005, à realização da campanha anual “Produto Orgânico, Melhor para a Vida”, voltada ao público consumidor.

Uma das finalidades da campanha é esclarecer à população brasileira, principalmente a urbana, que os sistemas de produção orgânica se baseiam em princípios da agroecologia. Portanto, buscam viabilizar a produção de alimentos de forma mais harmônica com a natureza, contribuindo para a saúde de todos e aliado à justiça social em todos os segmentos da sua rede de produção.

Outra finalidade da campanha é o esclarecimento da sociedade sobre os mecanismos de controle que são utilizados, no Brasil, para a garantia da qualidade orgânica, orientando aos consumidores como identificar esses produtos no mercado e como participar do processo de controle social para que possamos evitar as fraudes.

A valorização do consumo consciente também faz parte da campanha, com o objetivo de incentivar o público consumidor a refletir sobre o consumo responsável e a importância dos produtos orgânicos neste contexto. Certamente, a decisão por esse consumo passa pelo entendimento do que seja efetivamente um produto orgânico que envolve questões como o uso de um sistema produtivo que considere a sustentabilidade econômica e ambiental, a maximização dos benefícios sociais e a minimização de dependência de energia não renovável, preocupando-se com toda a cadeia, desde a produção até o consumo final.

Atividades da Semana

A primeira ação da Semana foi na Feira de Orgânicos do Setor de Ciências Agrárias que contou com a participação da Unidade Móvel da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. Ali a nutricionista Joice Ruthes ensinou a preparar sucos e também orientou sobre a correta higienização dos alimentos.

clique para ampliarRicardo Laurino e Eliane Tagliari em suas palestras(Foto: Divulgação/SMAB/Ascesme)

Outra ação da Semana foi a visita guiada com alunos de um colégio particular no setor de Orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba. A nutricionista Daniele Dominioni realizou uma oficina com alimentos orgânicos, juntamente com Antônio Rapetti, proprietário da Natural Market, os alunos assistiram um vídeo sobre a diferença entre produtos convencionais e orgânicos, bem como realizaram uma visita pelo Setor.

Durante a semana também foram realizadas visitas guiadas para população em geral Durante o passeio, os participantes viram de perto a variedade de hortifrutigranjeiros, cereais, ovos, especiarias, carnes, roupas, cosméticos, bem como observaram os cardápios do restaurante, do café e da lanchonete.

clique para ampliarOficina de Micro Jardinagem (Foto: Divulgação/SMAB/Ascesme)

Na sexta-feira (02/07), houve Exposição e oficina sobre Hortas em Vasos e Pequenos Espaços com a Engenheira Agrônoma Luana Danecke da Unidade de Agricultura Urbana da Secretaria.

A palestra sobre o Impacto do Orgânico na Saúde Hepática foi ministrada pela nutricionista Eliane Tagliari no período da manhã e, durante a tarde, Ricardo Laurino apresentou a palestra Crise de percepção na alimentação, como ela afeta nossas vidas, a dos animais e do planeta”.

A programação de sábado (03/07) iniciou com a Iracema Bernardes, que realizou uma Oficina de Micro Jardinagem, seguido de um Workshop sobe Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) com a nutricionista Daniele Dominoni.

Camila Rocha apresentou um workshop sobre Aproveitamento Integral dos Alimentos e José Marcos Antillon Hernandez falou sobre a Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA).

clique para ampliarFeira do Passeio Público (Foto: Divulgação/SMAB/Ascesme)

Em paralelo, no sábado, aconteceram atividades na Feira do Passeio Público:

A Engª agrônoma Hilda Caracheski Lalico realizou uma visita guiada com 05 consumidores da feira, explicando detalhes sobre a produção, certificação e rotulagem de orgânicos, parando de banca em banca e respondendo às dúvidas dos consumidores.

O Mago Jardineiro realizou uma oficina que contou com a presença de aproximadamente 80 pessoas, que plantaram mudas em vasos pequenos e receberam diversas orientações. Houve, também, uma degustação de produtos orgânicos na banca de lanches orgânicos da chef Amanda Marfil, sucesso junto ao público presente.

clique para ampliarWorshops PANC´s e Aproveitamento integral de Alimentos (Foto: Divulgação/SMAB/Ascesme)

Fechando a programação da Semana o Domingo (04/06) contou com o tradicional Passeio Orgânico promovido pela ACOPA, com visitas a propriedades orgânicas da Região Metropolitana de Curitiba e ao CPRA.

Articulação da Rota Agroalimentar

“Criar campanhas de valorização de produtos certificados” é uma das ações presentes na visão de futuro que prevê o Paraná Referência em Produtos Orgânicos, do  Roadmapping da Indústria Agroalimentar.

Os envolvidos na Semana são participantes das atividades da Articulação da Rota Agroalimentar e integrantes ativos do Grupo de Trabalho de Alimentos Orgânicos, que discute as ações previstas nessa visão de Futuro.

Vale ressaltar que os trabalhos desenvolvidos pelos Observatórios SESI/ SENAI/ IEL são embasados na metodologia de prospectiva estratégica que preconiza a construção coletiva do futuro desejado.

Desta forma, é essencial que para o sucesso dos trabalhos os diversos segmentos da sociedade (academia, indústria, associações de classe, governo, etc.) estejam envolvidos para garantir que todos os interesses sejam abarcados nos resultados.

Pesquisadores, empresas e instituições interessadas em colaborar neste processo de articulação podem entrar em contato com a equipe através do e-mail:  observatorios.rota.agroalimentar@fiepr.org.br ou com Bruna Lunardi - Telefone: 41 3271-7441

A equipe do Observatórios Sistema Fiep esteve presente acompanhando as atividades da Semana.

Acesse http://mercadomunicipaldecuritiba.com.br/  

Fonte: Vera Lúcia Ferreira - Auditor Fiscal Federal Agropecuário, SMAB, Ascesme, UFPR, AJORB-PR.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube