Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Semana Nacional dos Orgânicos em Curitiba

Publicado em 26/05/2017

De 30 de maio a 4 de junho acontece, em Curitiba, a Semana Nacional  do Alimento Orgânico, marco inicial da Campanha Nacional do Alimento Orgânico, cujo tema em 2017 é “Você também faz parte desta rede! Ajude a garantir a qualidade orgânica!”

A campanha é coordenada nacionalmente pelo MAPA em parceria com outros Ministérios como os da Educação; da Ciência, Tecnologia e Inovação; da Saúde; e do Meio Ambiente. Em Curitiba, além da realização pela Superintendência Federal da Agricultura no Paraná – SFA/PR do MAPA e a Secretaria Municipal do Abastecimento – SMAB, participam como apoiadores várias entidades governamentais e da sociedade civil.

Com o objetivo de incentivar a produção orgânica no Brasil e considerar que essa produção deveria ser prioritária para a alimentação dos brasileiros, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento deu início, em 2005, à realização da campanha anual “Produto Orgânico, Melhor para a Vida”, voltada ao público consumidor.

Uma das finalidades da campanha é esclarecer à população brasileira, principalmente a urbana, que os sistemas de produção orgânica se baseiam em princípios da agroecologia. Portanto, buscam viabilizar a produção de alimentos de forma mais harmônica com a natureza, contribuindo para a saúde de todos e aliado à justiça social em todos os segmentos da sua rede de produção.

Outra finalidade da campanha é o esclarecimento da sociedade sobre os mecanismos de controle que são utilizados, no Brasil, para a garantia da qualidade orgânica, orientando aos consumidores como identificar esses produtos no mercado e como participar do processo de controle social para que possamos evitar as fraudes.

A valorização do consumo consciente também faz parte da campanha, com o objetivo de incentivar o público consumidor a refletir sobre o consumo responsável e a importância dos produtos orgânicos neste contexto. Certamente, a decisão por esse consumo passa pelo entendimento do que seja efetivamente um produto orgânico que envolve questões como o uso de um sistema produtivo que considere a sustentabilidade econômica e ambiental, a maximização dos benefícios sociais e a minimização de dependência de energia não renovável, preocupando-se com toda a cadeia, desde a produção até o consumo final.

O evento Semana Nacional do Alimento Orgânico 2017 é gratuito e aberto ao público em geral que poderá conhecer o universo dos orgânicos por meio de diversas atividades como: educação alimentar, visitas guiadas, produção de hortaliças em pequenos espaços, oficinas sobre hortas caseiras, palestras e wokshops e um passeio pelas propriedades de produção orgânica da região metropolitana de Curitiba.

Confira a Programação abaixo:

 



Veja mais em: http://mercadomunicipaldecuritiba.com.br/jv_events/semana-nacional-dos-organicos-2/

Fonte: Vera Lúcia Ferreira - Auditor Fiscal Federal Agropecuário

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube