Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Qual é o futuro da inovação nas indústrias?

Publicado em 26/05/2017

A inovação é um diferencial competitivo para as indústrias. Saber para onde as empresas estão caminhando, e como pensam e agem em relação à inovação, nos garante subsídios para contribuir com o fortalecimento da indústria paranaense.



Pensando nisso, os nossos Observatórios criaram em 2012 a Bússola da Inovação, uma fonte de dados que mostra as tendências e os caminhos que as empresas seguirão quando o assunto é inovação. De junho a dezembro de 2016, 504 indústrias de 91 municípios paranaenses participaram da terceira edição da pesquisa. Agora, começamos a divulgar os primeiros resultados.

Das dez dimensões analisadas, três se destacaram por terem apresentado melhora em relação ao levantamento anterior:

Pesquisa e desenvolvimento, apontando que 52% das indústrias respondentes realizaram P&D, mas que estas atividades ainda não são priorizadas, não possuem alta frequência e nem formalização de procedimentos e equipes exclusivas;  

Ambiente interno, revelando que o trabalho em equipe é muito presente em 50% das empresas, que a criatividade tem presença moderada em 44% delas e que o intraempreendedorismo está presente com moderação em 42%;

- Interação externa, destacando que a maioria das empresas interagiu em algum grau com consumidores, fornecedores, empresas de consultoria e concorrentes para conseguir inovar.

Além desses dados, a pesquisa apontou que 95% das empresas participantes da Bússola da Inovação demonstraram o interesse em estreitar o relacionamento com o Sistema Fiep para assuntos de inovação, o que mostra uma grande oportunidade para nossa empresa.

Deseja saber mais informações ou ter acesso ao resultado parcial da Bússola da Inovação? Entre em contato pelo e-mail bussoladainovacao@fiepr.org.br ou pelo ramal 7556.
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube